Universitários
Estudantes universitários residentes em Paraíso que estudam em cidades da região estão com a pulga atrás da orelha. A prefeitura ajuda no transporte deles liberando óleo diesel, o que contribui para diminuir o valor com o gasto em transporte. A liberação vinha sendo feita através da ACEP, associação que o Ministério Público resolveu dar uma espiada, em acatamento a denúncia feita por uma estudante. Enquanto se apura se houve ou não irregularidade relativa ao ano passado, o Ministério Público recomendou à prefeitura que suspenda o convênio.
Não concordou
Semana passada o presidente da Acep, Anderson Martins, assegurou que não há irregularidade alguma, mas acatou sugestão para que afastasse da presidência da entidade, pois supunha-se que com outra diretoria o convênio poderia ser retomado. Consultada, a promotora titular da 5.ª Promotoria, salientou que a investigação envolve a Acep, e, pelo menos por enquanto, não a diretoria. E ficou o dito pelo não dito. Em reunião realizada na tarde de segunda-feira o prefeito Walkinho comunicou aos estudantes que melou aquela que acreditavam ser a possível saída. Como alternativa para receber o diesel do município, pensa-se em criar nova associação.
Início do Câmpus
Segunda-feira às 10 horas o reitor da UFLA, Universidade Federal de Lavras, professor José Roberto Soares Scolforo em solenidade no Teatro Municipal Sebastião Furlan, assina ordem para início da construção de nove obras no Câmpus Paraíso da UFLA. A vinda da Universidade Federal foi viabilizada pelo deputado Carlos Melles, e os recursos liberados para começo de conversa somam-se 28 milhões de reais. O Câmpus Paraíso, que será focado em engenharias para a inovação, tendo inicialmente os seguintes cursos: Engenharia de Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Bacharelado interdisciplinar em Ciência, Tecnologia, e Inovação, Mestrado profissional em Tecnologias para a Agroindústria. Louvado seja.
Posse
Na próxima sexta-feira, dia 1º de fevereiro de 2019, acontecerá a solenidade de posse dos deputados eleitos para a 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento deverá ser acompanhado por cerca de 1.700 pessoas entre prefeitos, presidentes de câmaras municipais, deputados federais, autoridades do Estado, convidados e familiares dos parlamentares. Logo após, será eleita a Mesa da Assembleia para o primeiro biênio. A reunião será transmitida ao vivo pela TV Assembleia, pelo Portal da Assembleia e pela página da ALMG no Facebook.
Volta às aulas
A expectativa de que a volta às aulas na Rede Municipal de Ensino de São Sebastião do Paraíso deverá ocorrer mesmo no dia 5 de fevereiro. Pelo menos esta é a posição do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais que se reuniu com o prefeito na segunda-feira. O Executivo quer se cercar de garantias de que receberá os recursos destinados ao pagamento dos servidores do setor e também que terá condições de bancar as despesas com transportes dos estudantes inclusive dos alunos que frequentam as escolas do Estado e que residem na zona rural. Três semanas atrás os servidores ameaçavam greve se não recebem os salários e o 13º mas na época nada se falou sobre o cumprimento dos 200 dias letivos. Ameaça por ameaça, tudo é válido.
Dinheiro de volta
Está circulando em redes sociais convite para manifestação a ser realizada sábado, dia 2 de fevereiro às 17 horas na Praça Comendador José Honório (matriz), na qual se pretende protestar por ainda não ter sido concluído o sistema de tratamento de esgoto em São Sebastião do Paraíso. “Queremos esgoto tratado ou nosso dinheiro de volta”, diz o convite. A nota afirma que se trata de reunião pública apolítica e pacífica, “a favor da devolução do nosso suado dinheiro que foi e é extorquido pela empresa que prometeu tratamento de esgotos em nossa cidade”.
Parcelamento
O governador Romeu Zema anunciou na noite de segunda-feira,28, a forma de pagamento do 13° salário dos servidores ativos, inativos e pensionistas. Sendo 371.786 servidores ativos, 256.081 inativos e 52.000 pensionistas, totalizando 679.867. Serão 11 parcelas, a serem depositadas no primeiro dia útil após o dia 20 de cada mês, a começar em fevereiro. Romeu Zema ressalta que foram estudadas todas as possibilidades para pagar o 13° salário, o que não foi feito pelo governo anterior, e destacou que vai continuar trabalhando para tirar Minas do vermelho. Alguns setores já demonstraram insatisfação, afirmando que o parcelamento anunciado por Zema está muito esticado.
Greve
Servidores municipais de São Sebastião do Paraíso decidiram entrar em greve a partir do dia 4 de fevereiro. A decisão foi tomada na tarde de ontem em assembleia realizada pelo SEMPRE, sindicato da categoria no plenário da Câmara Municipal. Em torno de 200 funcionários estavam presentes, a maioria do setor de Educação. Motivos apontados para entrarem em greve são salários e 13.º salário em atrasos, e reivindicação de implantação imediata do Plano de Carreira e Salários da Educação. O presidente do SEMPRE, Rildo Domingos alertou que “greve não é brincadeira, se entrarmos é prá valer”. Ajoelhou tem que rezar.