Reportagem publicada pelo “JS” mencionando notificações pelo setor de Vigilância em Saúde que apontou 326 casos suspeitos de dengue em São Sebastião do Paraíso causou preocupação em moradores do Jardim Coolapa que voltaram procurar o jornal com a informação de que naquele bairro podem haver criadouros do mosquito transmissor da doença.
Fomos ao local indicado e constatamos a procedência da denúncia. A canalização do Córrego Coolapa que inicia-se na rua Tabajara Pedroso e percorre margeando com as avenidas Zoroastro Bícego e Geraldo Pelúcio até chegar à rua Santa Luzia virou um só matagal.
A canalização do córrego é feita no sistema chamado gabião, trabalho feito com lascas de pedras cabo verde dentro de telas de arame, tanto nas paredes como no leito do córrego.
O matagal (conforme fotos) pode reter detritos e acumular água e se tornar criadouro de mosquitos. Até árvore nasceu e está crescendo no leito do córrego, o que também poderá represar águas pluviais e provocar desfacelamento do gabião e o leito do córrego virar represa de água de chuva, e trazer outras consequências, danificar o aterro e pavimento da rua Santa Luzia.
Passou da hora do departamento responsável da prefeitura efetuar a limpeza do matagal na canalização do Córrego Coolapa, provável foco criadouro de mosquitos transmissores da dengue e outras doenças, alerta um morador que terá sua identidade preservada.