Arantes
Confirmando expectativa, o deputado Antonio Carlos Arantes que tem sua base eleitoral em São Sebastião do Paraíso foi eleito 1.º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Agostinho Patrus, do Partido irá presidir a ALMG por dois anos, eleito com 75 votos, e sua eleição também não motivou surpresa, pois era o mais cotado.
Fevereiro
O segundo mês do ano que está apenas começando promete ser quente em todos os sentidos e não só na temperatura. A esfera política promete esquentar e os bastidores já estão fervendo. A volta das sessões Ordinárias da Câmara Municipal vai ser um dos termômetros do que vai ocorrer na cidade de agora em diante. Alguns assuntos vão estar em evidência e o que não vai faltar são as tradicionais polêmicas reflexo de vários temas que já foram apresentados. Tudo indica que os trabalhos para a campanha eleitoral de 2020 começa agora, o que para alguns já começou faz tempo.
Discreto
O novo presidente da Câmara, Lisandro Monteiro, inicia na segunda-feira,4, a sua atuação à frente de um dos cargos mais importantes da cidade. Desde que foi eleito ele vem mantendo uma postura discreta, mas sempre atento aos fatos do que acontecem em São Sebastião do Paraíso. Certamente se for preciso botar a boca no trombone ele o fará como é de seu estilo, fará denúncias, vai aumentar o tom e tomará atitudes que se fizerem necessárias.
Greve
Marcada para ter início nesta segunda-feira,4, a greve dos servidores municipais estava sendo tratada como uma verdadeira incógnita por alguns representantes do setor. O alerta sobre as responsabilidades foi dado pelo próprio presidente do Sempre, Rildo Domingos, durante a assembleia que decidiu pela paralisação das atividades. Com o pagamento do 13º e anúncio do início do pagamento dos salários de janeiro, há quem diga que pode ocorrer o esvaziamento do movimento. O sindicalista bem experiente de outros movimentos alertou que a coisa precisa ser bem feita, pois, caso contrário ...
Proporção
Na assembleia realizada na quarta-feira (30/1), o plenário da Câmara Municipal estava lotado com cerca de 200 pessoas e foram quase unânimes em aprovar a greve. No entanto, o funcionalismo é composto por quase dois mil funcionários públicos e a adesão como de costume é bem pequena. Na hora de formar a comissão do comando de greve, foram poucas as pessoas que se dispuseram a assumir a frente de trabalho. No entanto, os preparativos estão sendo mantidos e já na madrugada desta segunda-feira, até segunda ordem haverá movimentações e mobilizações em várias repartições da Prefeitura.
Volta às aulas
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso bateu o martelo e marcou a data da volta às aulas na Rede Municipal de Ensino para o dia 18 de fevereiro. A decisão parece por fim ao imbróglio surgido em relação a retomada das atividades, se no dia 7 de fevereiro como acontece com as escolas do Estado, ou depois do Carnaval como chegou a ser cogitado, em decisão dos prefeitos que cobram a regularização dos repasses referentes ao Fundeb e Transporte Escolar, deste ano, do Governo do Estado.
Endurecer
No entanto, para a volta às aulas há outro fator a ser considerado, ou seja, o Sindicato dos Servidores da Educação Pública Municipal de São Sebastião do Paraíso (SindEduc), conforme entrevista publicada nesta edição do “JS”, é o que mais tem pesado na decisão pela greve, e promete endurecer em seu posicionamento para que outras questões afeitas ao setor sejam atendidas.
Comandante
Passado exato um ano da posse do tenente coronel Adriângelo Chaves, no comando do 43º Batalhão da Polícia Militar, em São Sebastião do Paraíso ele já está de partida. Conforme esta coluna havia antecipado há duas semanas, dentre em breve haverá nova troca de comando na unidade. Já é conhecido o nome do novo comandante que será o também tenente coronel Charles Kerley Batista. Ele vem de Curvelo onde comandava a Companhia da Polícia Rodoviária e veio conhecer a cidade onde irá residir nos próximos meses. A data da solenidade de posse devera ser anunciada nos próximos dias.
Pedra fundamental
A partir desta segunda-feira, 4, São Sebastião do Paraíso vive mais um marco histórico com a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de construção dos prédios do Câmpus da Universidade Federal de Lavras. Certamente em seguida ocorrerá o lançamento da pedra fundamental para marcar o início dos trabalhos. A instituição assegura que neste primeiro semestre realizará processo seletivo para os primeiros cursos que já anunciados, serão instalados no município.
Posse
Cerca de 1.700 pessoas acompanharam a solenidade de posse dos deputados eleitos para a 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), ocorrida na sexta-feira do dia 1º de fevereiro de 2019. Os 77 deputados prestaram juramento e consolidaram a posse no mandato. Em respeito às vítimas do rompimento de barragem de rejeitos de minério da Vale, em Brumadinho, ocorrido em 25 de janeiro, a ALMG decidiu suprimir as etapas festivas da solenidade de posse, conferindo um caráter mais sóbrio ao evento. Assim, a cerimônia ficou restrita aos ritos regimentais obrigatórios. O deputado Antonio Carlos Arantes assumiu mais um mandato para representar a região.
Denúncia
O deputado federal Emidinho Madeira (PSB/MG) tomou posse na sexta-feira, 1º de fevereiro, entrou novamente na mira do Ministério Público de Minas Gerais. O caso ocorreu após denúncia de possíveis irregularidades cometidas em seu gabinete enquanto deputado estadual de Minas.
Improcedente
A promotoria informa ter recebido uma lista de nomes de servidores do gabinete de Emidinho que, supostamente, seriam obrigados a devolver parte dos salários que recebem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais ao próprio parlamentar. Nas acusações são citadas situações como o uso de notas fiscais falsas de gráficas para recebimento da verba indenizatória da ALMG. A investigação ainda está em fase inicial. O parlamentar nega as irregularidades citadas na denúncia, apontadas por ele como “sem procedência”.