ACISSP

Como anda o resultado financeiro do seu negócio?

Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 02-02-2019 11:42 | 657
Foto: Reprodução

O controle financeiro das empresas precisa ser capaz de ajudar o administrador a tomar decisões diárias que contribuam para o aumento regular da lucratividade até a sua sustentabilidade. Quem administra um negócio, em algum momento já deve ter ficado com dúvida se ele é realmente lucrativo ou se gera prejuízo. Segundo a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp), há duas notícias sobre isso, uma boa e uma má.

A boa noticia é que o empresário não está sozinho e mais de 70% das pequenas empresas que a Associação atende não têm esse controle, alguns por não compreenderem a sua importância, outras por não saber como fazê-lo.  A má é que a viabilidade do negócio poderá ser profundamente abalada se o empresário não agir rápido para implantar meios eficazes de análise e gerenciamento financeiro.

Conforme a Acissp, alguns empresários, talvez pelo receio de serem surpreendidos, não gerenciam suas finanças, e, também por esse motivo, acabam tendo dificuldade até para pagar boletos. Quando a situação aperta, esses empresários recorrem aos limites de crédito facilmente disponibilizados pelos bancos, com juros extorsivos, antecipam o recebimento de cheques e títulos, contratam empréstimos, acumulam dívidas e acabam se acostumando com uma escassez de recursos aparentemente interminável.

Desta forma, conforme a Associação, por vários anos, à custa de muita ilusão e trabalho, os empresário conseguem manter as portas abertas, pagar a equipe, enriquecer bancos e agiotas, mas acabam sem tempo, tranquilidade, saúde, lazer e dinheiro. "Quando chega nessa situação, o empresário vai perdendo a motivação do início, até definitivamente fechar as suas portas, o que vem acontecendo precocemente com mais da metade das empresas com até dois anos de funcionamento", informa a Acissp.

De acordo com a Associação, sempre há outros caminhos para evitar que isso aconteça: atitude para aprender, planejamento para direcionar e determinação para agir, ingredientes que resolvem quase tudo nesta vida.  O empresário precisa se envolver com os números e conhecer todos os custos envolvidos no seu negócio, identificar a margem de contribuição, ponto de equilíbrio, para em seguida encontrar a sua lucratividade. Para isso, veja algumas dicas:

- O primeiro passo para você ficar por dentro das finanças da sua empresa é implementar ferramentas simples como o "Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE gerencial)", para compreensão da lucratividade, e o "Fluxo de Caixa", para planejamento da movimentação financeira projetada para os próximos meses. Com apenas essas duas planilhas corretamente preenchidas e atualizadas, você obterá informações suficientes para tomar decisões importantes.

- Analise essas planilhas semanalmente e, conforme o resultado obtido, defina metas como: redução de despesas; renegociação do valor da locação do imóvel; parcelamento dos débitos com os fornecedores; recuperação de tributos; readequação organizacional; recuperação judicial etc.; elabore um plano de ação informando o que será feito, quem fará, quando será, e tudo mais que facilitar a sua efetiva execução.

Por fim, conforme a Associação, embora toda atividade econômica tenha como principal objetivo a geração de lucro, obtê-lo é sempre um desafio e nem todos conseguem. Novas exigências a cada ano, mais burocracia e aumento da concorrência são obstáculos às vezes intransponíveis para os empresários que não implantam modelos adequados de gestão.

Pensando nisto, a Acissp oferece todo o apoio que o empresário precisa na hora de profissionalizar a sua empresa, basta agendar uma reunião com o consultor na associação pelo e-mail negocios@acissp.com.br ou pelo telefone 3539-4425.