COLETA SELETIVA

Reunião debate fortalecimento da coleta seletiva em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 10-02-2019 10:12 | 1259
Coletores de recicláveis avaliam medidas para ampliar as atividades do setor
Coletores de recicláveis avaliam medidas para ampliar as atividades do setor Foto: Divulgação

Reunião realizada entre membros da Associação de Catadores de São Sebastião do Paraíso (Acassp), com trabalhadores avulsos e informais do setor debateu o desenvolvimento de ações e propostas para o fortalecimento da coleta seletiva no município. Há cerca de um ano a atividade foi incrementada depois que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) ampliou o atendimento para todos os bairros da cidade. Na avaliação dos representantes do serviço a situação melhorou muito nos últimos 12 meses, mas, reconhecem que ainda há espaços para o crescimento da atividade.

O encontro foi realizado na sala de reuniões da Semam e reuniu catadores avulsos, informais e membros da Associação dos Catadores do município. Desde fevereiro de 2018 o serviço de coleta de materiais recicláveis foi ampliado quando foi elaborado um calendário e desenvolvido um roteiro para que toda a cidade passasse a ser atendida, em dias e regiões específicas.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Yara de Lourdes Souza Borges a intenção é melhorar ainda mais a prestação de serviço. “Conseguimos evoluir bastante de um ano para cá, mas ainda há espaços para serem preenchidos, podemos melhorar e avançar mais”, avalia. Ela ressalta que um dos aspectos a ser trabalhado junto com a comunidade é conscientizar para que seja feita a correta separação dos materiais recicláveis e daquilo que realmente vai para o lixo.

Outro aspecto que foi enfatizado e que precisa da colaboração da população é a colocação dos recicláveis para a coleta no dia certo. A cidade foi dividida em sete setores, sendo que na maioria dos bairros a passagem é feita em um dia específico da semana.  A exceção é região do centro e da Lagoinha onde a coleta será feita na segunda, quarta e na sexta-feira. Através de um toque sonoro e uma música a população e avisada de que o caminhão da coleta está passando em determinado local.

Por ser apenas um veículo destinado a coleta do material reciclável, há dias em que pode haver atrasos, já que o volume coletado tem aumentado sendo necessário esvaziar a caçamba. “Como o objetivo é aumentar a quantidade de recicláveis, não esta descartada a possibilidade de reforço na frota ou de reestruturar o calendário com os dias da coleta. Isso e um sinal de que estamos no caminho certo”, avalia a secretária. Profissionais da Secretaria de Ação Social também estão participando das reuniões e colaborando com a organização do serviço.

Além da conscientização que é feita com a população adulta, outro trabalho que é feito no sentido de formar futuros cidadãos conscientes acontece nas escolas.  Os alunos das escolas da rede municipal, estadual e particular participam de uma gincana promovida pela SEMAM.

As iniciativas implantadas têm como objetivo principal aumentar a vida útil do aterro sanitário do município. “Por outro lado a coleta seletiva é fonte de renda para algumas famílias e para as pessoas que mesmo de maneira avulsa atuam no setor e ajudam de certa forma a movimentar a economia”, finaliza.