FURTOS

Casa São Francisco busca apoio após prejuízos causados por furtos constantes na instituição

Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 16-02-2019 11:07 | 1407
Foto: Reprodução

A Casa São Francisco, que atende crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social ou econômica, tem sido alvo de constantes furtos e, em menos de um mês, foram quatro arrombamentos que juntos já somam um prejuízo de mais R$ 6 mil para a instituição. O início das atividades, que já deveriam ter sido retomadas, foi adiado por causas desses crimes, já que, conforme conta a presidente da instituição, Regiane Aizza Tavares, todas as vezes que aconteceram esses arrombamentos, foi necessário para obras na nova sede para realizar reparos nos estragos feitos por criminosos.

"Sem terminar essas obras, não posso abrir matrículas. Elas aconteceriam nessa semana, mas suspendi. Não tenho como atender as crianças sem talheres, por exemplo. Não posso deixar essa obra pela metade. Então, temos que esperar, infelizmente. Prejudicadas saem as crianças e suas famílias que necessitam da instituição", lamenta Regiane.

A instituição ganhou um terreno doado pela municipalidade e com muito custo, no último ano, conseguiu da iniciar as obras da nova sede da instituição. "Por sobreviver de doações, não havíamos conseguido realizar a construção até então, mas em 2018, com o prazo da doação vencendo, iniciamos a obra "no peito". Parcelamos materiais de construção, buscamos doações de materiais e conseguimos levantar as paredes e fazer o mais essencial", relata.

Em dezembro de 2018, Regiane conta que foi enviado ao Fórum um projeto que previa a destinação de verba de ações pecuniárias para instituições locais. "Nós conseguimos essa doação e demos início a construção da área externa, como quadra, muros e outras adequações, para que pudéssemos oferecer oficinas do lado de fora. Conseguimos nos mudar em setembro de 2018", relembra.

Conforme a presidente da Casa São Francisco, todas as vezes que aconteceram furtos na instituição, foi preciso parar as obras, fazer reparos nos estragos e colocar grade em tudo. "Além do investimento alto em alarmes, câmeras de segurança e monitoramento, mas nem isso inibiu os furtos. Só no último  final de semana, de sábado para domingo, foram dois arrombamentos. Duas grades e janelas estouradas", conta.

Na ação, foram furtados um microondas, um botijão de gás cheio, um multiprocessador de alimentos, uma caixa amplificadora de som, todos os talheres e um liquidificador. "Se formos somar, todos os prejuízos (grades, janelas, materiais roubados e prestação de serviço do pessoal que consertou - pedreiro, vidraceiro, serralheiro) chegamos a um valor de R$ 6 mil reais, sem contar os investimentos em segurança que giram em torno de 5 mil", relata.

Conforme lamenta Regiane, o dinheiro que era pra ser investido na melhoria do atendimento das crianças tem sido gasto com as consequências de todos esses furtos na instituição. "A Casa São Francisco é uma instituição sem fins lucrativos e estávamos prevendo um atendimento de 60 crianças para este ano", conta.

Durante o período que permanecem na instituição, jovens recebem apoio pedagógico, psicológico, orientação social e participam de oficias socioeducativas como dança, teatro, artesanato. "Uma novidade que chegará pra nós este ano é o projeto "Circo Social", que vai passar a integrar a grade de oficinas. Além das atividades, as crianças fazem duas refeições: café da manhã ou da tarde (de acordo com o período que frequentam) e almoço. Outra novidade para o ano é o desenvolvimento de oficinas e palestras de cunho social, para as famílias e comunidade", completa.

DOAÇÕES
Qualquer cidadão pode contribuir com a Casa São Francisco realizando doações, sejam elas financeiras ou mesmo de alimentos e materiais de higiene, limpeza e material escolar como lápis, borracha, lápis de cor, folha sulfite, caderno e cartolina. As doações podem ser feitas diretamente na instituição, na rua Padre Donizete, 101, bairro João XXIII, nas proximidade do mercado São Gabriel.

DEPÓSITOS
Também podem ser feitos depósitos em conta corrente na Caixa Econômica Federal (agência 0153, operação 003, conta 00501377-9); no Unicred (agência 5161, conta corrente 73268-0, CNPJ: 05.105.131/0001-57 - Casa São Francisco). Ou também por meio de boleto bancário, basta o doador informar o nome, endereço e CPF pelo telefone 3531-7183.

BAZAR
A Casa São Francisco também mantém um bazar permanente e quem puder contribuir com doações também pode doar roupas, sapatos e acessórios. O bazar funciona entre às 8h e 15h30.