SÃO TOMÁS

Aquinenses reclamam prejuízos com constantes quedas de energia

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 16-02-2019 11:12 | 1307
Aquineses reclamam das constantes interrupções de fornecimento de energia na cidade
Aquineses reclamam das constantes interrupções de fornecimento de energia na cidade Foto: Reprodução

Moradores de São Tomás de Aquino estão incomodados e alguns aborrecidos com as constantes ocorrências de falta de energia na cidade. Na quarta-feira,13, a cidade amanheceu com vários locais sem o serviço, mas este tipo de situação vem ocorrendo, desde o final do ano passado e tornou-se mais frequente em janeiro, com alguns registros de inconstância. "Perdi uma geladeira", disse nas redes sociais o internauta José Pessoni, acompanhado de outras reclamações semelhantes.

As reclamações da população aquinense têm se multiplicado nos últimos dias em virtude da sequência de situações onde o fornecimento de energia vai e volta. "Isso têm ocorrido toda a semana, mas ninguém sabe os motivos de tantas quedas de energia", comenta a moradora Rosângela Nascimento, que reside próxima ao centro da cidade. Na quarta-feira os moradores perceberam ao acordar antes das 7 horas da manhã que não havia energia em suas casas. "Ficou sem força quase uma hora e meia depois que acordei", conta outra moradora que preferiu não se identificar.

Os relatos de populares são de que nas últimas semanas os chamados "piques de energia" têm se tornado cada vez mais frequentes em São Tomás. Ironizando a situação um aposentado chegou a comparar a situação com épocas antigas. "Estamos voltando no tempo da Companhia Sirqueira Meireles, é uma vergonha comparou". Cristiane Diniz foi uma das pessoas que foi para as redes sociais e participou de uma postagem, com indagações sobre o "por  que a força está acabando", questiona. Ainda de janeiro, a moradora Maria Aparecida também reclamou que o seu aparelho televisor queimou devido à situação de constantes quedas de energia em sua casa.

Ainda pelas redes sociais outros internautas comentaram sobre a mesma situação, como foi o caso de Antônio Marcos da Silva e Zuleide Martins. Ambos relatavam da condição de que não havia energia em suas casas e nas imediações de suas residências. "Se a gente se preocupa com as nossas casas, imagina quem depende disso como o comércio como padarias e sorveterias", aponta.

Esta é a situação do comerciante José Carlos Pimenta. Em contato com a reportagem ele confirmou que estes problemas estão se repetindo com frequência. "Estou tendo estes problemas de falta de energia direto. Além de pagarmos a energia mais cara do mundo temos um péssimo fornecimento", desabafa. Ele também já confirmou que teve prejuízos com perdas de alimentos e queima de aparelhos. Comerciantes de outras regiões da cidade também confirmam a ocorrência de falta de energia em suas instalações.

Até mesmo no final de ano moradores de São Tomás relataram problemas com o fornecimento de energia na festa das congadas. A mesma ocorrência teria acontecido  na virada do ano quando em alguns locais também foi registrado o mesmo problema em várias residências. "Isso não é de agora, já faz algum tempo, só que ninguém faz nada por nós", disse a dona de casa Cleuza Pereira.

Ressarcimento

 A Cemig concessionária responsável pelo fornecimento de energia em São Tomás de Aquino informa que o consumidor pode solicitar o ressarcimento dos danos causados pela oscilação no fornecimento de energia. No entanto, a medida somente poderá ser deferida após a observação de uma série de fatores, como a realização de análise do aparelho queimado, entre outros detalhes. Somente o titular da unidade consumidora, ou seu representante legal, poderá receber a eventual indenização.  A solicitação pode ser cadastrada através do serviço Fale com a Cemig (Telefone 116), Redes sociais (facebook e twitter) ou agência/posto de atendimento mais próximo.

O reclamante deve fornecer informações como o número do cliente ou número instalação onde ocorreu o fato, com dados disponíveis na fatura de energia; telefone de contato, Identidade e CPF; data e horário provável da ocorrência do dano. Também deve ser feito um relato com descrição e características gerais do equipa-mento danificado, tais como marca e modelo. O cliente tem o prazo de até 90 dias corridos, a contar da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento, para solicitar o ressarcimento à distribuidora, conforme resolução 414/2010 da Aneel.

A verificação é um procedimento não obrigatório através do qual a distribuidora pode inspecionar "in loco" as condições do equipamento objeto da solicitação e as instalações internas da unidade consumidora. Os prazos para realização da análise são de um dia útil quando o equipamento supostamente danificado for utilizado para o acondicionamento de alimentos perecíveis ou de medicamentos, e de 10 dias, para os demais aparelhos contados a partir da data da solicitação do ressarcimento.

Caso seja procedente a solicitação a empresa fará o ressarcimento do bem danificado. Isso poderá ocorrer com o conserto ou substituição do equipamento. Também pode ocorrer o pagamento em moeda corrente em valor equivalente a um equipamento novo ou semelhante ao valor do conserto. O prazo para a restituição é de 20 dias a contar da resposta da concessionária. O aparelho não pode ser reparado sem a prévia análise da distribuidora. Do contrário a empresa estará isenta de responsabilidade conforme a legislação.

Moradores da Vila Mariana ficam sem energia em Paraíso
Dezenas de moradores que residem próximos a Praça Coronel Antônio Rodrigues, imediações da Capela de Nossa Senhora do Rosário, na Vila Mariana, em São Sebastião do Paraíso também sofreram coma falta de energia em suas casas e nas ruas. O caso ocorreu na noite de terça para quarta-feira e os reparos foram feitos no dia seguinte. "Ficamos assustados, porque ninguém sabia o que tinha ocorrido", conta Benedito da Silva. A situação foi causada pela queda de um galho de árvore na rede de transmissão de energia, que ficou obstruída. Os reparos foram feitos na manhã do dia seguinte.

As fortes chuvas com raios e ventos fortes estão entre as principais causas dos possíveis danos causados as linhas de transmissão da Cemig. Quando o problema ocorre nas cidades torna-se mais fácil a localização do problema que é solucionado de imediato. No entanto, quando a situação é na zona rural pode-se levar um maior tempo para localizar e identificar a causa do problema que causa tantos problemas aos consumidores.

A empresa informa também que o próprio sistema de segurança da rede pode fazer com que a transmissão de energia seja interrompida. Quando da ocorrência de chuvas com quedas de fortes raios há o desligamento automático do disjuntor, que dependendo da situação precisa ser religado manualmente.

A queda de árvores, acidentes com postes e até mesmo colisões de pássaros e interferências de outros animais também podem causar a interrupção no fornecimento de energia. Para todas as situações a orientação é para que o consumidor informe a concessionária através do telefone 116 e solicite a manutenção.

Funcionários de prestadora de serviços da Cemig fazem manutenção na rede elétrica