Há quase dois séculos
comprova-se a existência do bullying
talvez de tempos imemoriais
faltava entender os danos reais.
Bullying é capaz de modificar
a arquitetura do cérebro na adolescência
favorecendo na vida do adulto a ansiedade
vamos ter mais cuidados com as crianças
e os jovens para evitar essa verdade.
Bullying torna os jovens vulneráveis
a desenvolver transtorno pela preocupação excessiva
com sintomas como fadiga,
irritabilidade e inquietação.
Bullying interfere em situações do dia a dia,
como relacionar-se com outras pessoas,
resolver as atividades escolares
são muito os males.
Nessa fase há redução do volume cerebral,
descompensando a motivação
e o processamento da emoção
os danos são nocivos, degradativos.
Bullying é o resultado de uma dinâmica
de poder desproporcional quando o mais forte
agride o fraco de modo repetitivo e intencional
por meio de violência física ou agressão verbal.
A ação do agressor é sempre sutil muitas vezes
pais e nós professores demoramos perceber a situação
pois as vítimas não reagem por vergonha ou medo de rejeição.
É preciso estar atento a essa flagelação.
Bernadete Aguiar / Poetisa