ACISSP

ACISSP orienta empresários sobre identidade organizacional

Clareza no propósito e no futuro garante resultados mais rápidos e consistentes aos negócios
Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 02-03-2019 09:09 | 741
Foto: Reprodução

Ao se constituir uma empresa, algumas providências são essenciais para a concretização do sucesso almejado, antes mesmo das exigências legais e burocráticas, como a definição da "identidade organizacional" da empresa, que basicamente é composta pela tríade Missão, Visão e Valores.

São declarações institucionais que devem compor o Plano de Negócios, para quem está começando, ou o Planejamento Estratégico, para quem já começou, os quais também nem sempre são elaborados pelo empreendedor, que tem pressa de ver o seu sonho do "negócio próprio" materializado, mesmo que à custa da falta de planejamento. 

O presidente da Associação Comercial de São Sebastião do Paraíso, Ailton Sillos, diz que "em nosso levantamento, apenas 5% das pequenas empresas definiram a sua Missão, Visão e Valores, e, nesse pequeno grupo, é raro encontrarmos um membro da equipe capaz de reproduzi-las com clareza", destaca.

Finalidade da Identidade Organizacional
O principal objetivo da Identidade Organizacional, conforme esclarece o consultor da ACISSP, James Warley, que ministrará a palestra "Quatro Passos Definitivos para Sucesso do seu Negócio", no próximo dia 12 de março, "é definir a direção da empresa, convergir os interesses, integrar as atividades e motivar toda a equipe para a construção do mesmo ideal. Por isso, ela é muito mais importante do que se tem valorizado. Ter clareza do propósito do seu negócio, o que ele representa para a sociedade, o seu legado no futuro e o seu caráter perante os relacionamentos com os clientes, equipe, parceiros e fornecedores impactam diretamente os resultados gerados ao longo do tempo", enfatiza.

Para ilustrar a situação de uma empresa que ainda não definiu a sua identidade, o consultor faz uma analogia: "Imagine que você deseja fazer um passeio e é convidado para entrar em um navio, sem saber o seu destino, as condições da viagem, a qualidade dos serviços oferecidos, o comprometimento da equipe com a segurança e o que ela valoriza e acredita. Como você se sentiria? Os clientes também se sentem inseguros nas empresas que não deixam claras a sua identidade organizacional".

Breves definições do consultor para facilitar o trabalho do empresário

- missão: é o propósito do seu negócio, a razão de existir, o motivo que deve fazer os administradores e colaboradores acordarem pela manhã dispostos a realizarem.

- visão: é o estado, a situação e as circunstâncias que a empresa deseja atingir no futuro.

- valores: formam o caráter da empresa, definido pelas suas atitudes e comportamentos no relacionamento com os clientes, equipe, parceiros e fornecedores.

Conforme James, ao definir a Missão da sua empresa, em vez de se concentrar nos produtos (mercadorias ou serviços), o empresário deve pensar nos benefícios que eles prometem. Ela deve ser inspiradora e desafiadora, para que haja o engajamento de seus colaboradores e parceiros, comprometidos com benefícios cada vez melhores para o público. Deve, também, ser curta para que seja lembrada, vivenciada e exemplificada por todos os envolvidos com o negócio. Quando bem compreendida, a missão se transforma num mantra, crença que orientará as ações diárias da empresa.

"Para definir a visão, analise que patamar você gostaria que a sua empresa chegasse ao final de um período de 3 ou 5 anos, por exemplo.  Estabeleça um objetivo a ser alcançado, de preferência mensurando o resultado pretendido. Ela também deve ser desafiadora para a administração e equipe. Por fim, para orientar os comportamentos da organização, defina os seus Valores. Por quais atitudes a empresa deve ser reconhecida pelo mercado em que atua", acrescenta.

"Seguindo essas orientações, é hora de exercitar. Não adie mais a construção desses pilares fundamentais, que sustentam a estratégia que o seu negócio precisa para aumentar os resultados com sustentabilidade e consistência. E lembre-se de que depois de definida e bem compreendida a identidade organizacional pelos gestores é o momento de compartilharem com a equipe e seus clientes para que sejam efetivadas", finaliza.

A PALESTRA
Essas e outras orientações podem ser obtidas para aqueles que quiserem participar da Palestra "Quatro Passos Definitivos para Sucesso do seu Negócio", no próximo dia 12 de março, na ACISSP. Inscrições gratuitas pelo site www.acissp.com.br ou pelo APP ACISSP. Vagas limitadas. Certificado ao final.