São Sebastião do Paraíso está entre as 200 cidades brasileiras que vão receber o programa Cidades do Futuro, desenvolvido pela operadora de cartão de crédito Visa. A iniciativa tem por objetivo incentivar a migração de clientes para a empresa com o intuito de realizar pagamentos eletrônicos. As cidades foram escolhidas por serem importantes centros regionais de desenvolvimento e terem uma forte penetração do dinheiro em espécie.
Com a expansão do programa para todas as regiões a empresa pretende reforçar as parcerias com os principais clientes. Uma das apostas é a de levar ações educacionais, promocionais e de desenvolvimento dos pagamentos eletrônicos em diferentes frentes de negócios. O "Índice de Maturidade para Pagamentos Digitais" realizado por uma empresa de consultoria foi o parâmetro utilizado para o selecionamento das 200 cidades. Os municípios escolhidos foram classificados em quatro estágios relacionados ao nível de desenvolvimento dos pagamentos eletrônicos. A iniciativa é uma parceria da operadora de cartão de crédito com empresas credenciadas e estabelecimentos comerciais.
Paraíso está entre as 33 cidades mineiras selecionadas para o programa. Na região também foram listados os municípios de Passos, Guaxupé, Alfenas e Poços de Caldas.O programa pretende ofertar benefícios do do pagamento eletrônico, tais como segurança, maior formalização da economia, eficiência e conveniência a um maior número de cidades.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs), em 2017 os pagamentos eletrônicos, seja crédito, débito ou pré-pago, representaram 32,6% do consumo das famílias do País, ou seja, o brasileiro utiliza o dinheiro em papel na maioria de suas compras. A diferença é maior se a análise for feita regionalmente. No primeiro trimestre de 2018, 61,8% de todas as transações eletrônicas aconteceram no Sudeste, enquanto que 10,6% foram realizadas no Nordeste e apenas 4,3% na região Norte. A intenção da operadora é de somar esforço junto aos parceiros visando contribuir com o desenvolvimento tecnológico e a inclusão financeira e digital das regiões atendidas.
Cada parceiro escolheu os estados mais estratégicos e agora atuará para a migração do uso dos pagamentos eletrônicos, ao invés do dinheiro em espécie. O programa promoverá ações como promoções de incentivo ao uso do cartão, hackathons, eventos de educação financeira e crescimento da emissão e da aceitação dos pagamentos eletrônicos.
Como parte do projeto, uma parceria com o Caminhão Serasa Itinerante levará para 40 cidades brasileiras serviços como consulta do CPF; explicação sobre a pontuação de crédito com o Serasa Score; simulação ou contratação de empréstimos no comparador de crédito online Serasa eCred e acesso a renegociações de dívidas atrasadas ou negativadas com empresas parceiras do Serasa Limpa Nome Online. Além disso, a operadora pretende levar ensinamentos de educação financeira com uso de vídeos dentro do caminhão, além de patrocínio de uma peça itinerante para empreendedores nas principais cidades.