DENGUE

Vigilância em Saúde mantém luta contra a dengue: 186 já formam confirmados

Por: João Oliveira | Categoria: Saúde | 19-03-2019 09:40 | 1121
Mutirão realizado na Jardim Itamarati no último sábado
Mutirão realizado na Jardim Itamarati no último sábado Foto: Reprodução

A Vigilância em Saúde continua a luta para tentar reduzir os casos de dengue notificados em São Sebastião do Paraíso. De acordo com a coordenadora do setor, Daniela Cortez, são 1400 casos notificados, dos quais 186 foram confirmados e 39 descartados. Os números, de acordo com a coordenadora, vêm reduzindo semana a semana. Daniela ressalta a importância de a população fornecer os dados corretamente para que a Vigilância possa entrar em contato e marcar os exames, já que os dados são importantes para que o setor possa planejar estratégias de combate ao mosquito e à doença.

"Tem acontecido de muitas pessoas passarem informações erradas, como número de telefone ou endereço. É importante que essas informações sejam passadas corretamente porque esses dados vão nos dar embasamento para planejar as melhores estratégias possíveis de combate ao agente transmissor da dengue", destaca. A coordenadora comenta ainda que em relação à Passos, Paraíso tem evoluído no combate, ao contrário da cidade vizinha que vivencia dia após dia o aumento da doença.

MUTIRÃO

Neste sábado, caso o tempo não atrapalhe, será realizado um mutirão no bairro Nossa Senhora Aparecida. Segundo Daniela Cortez, apesar de ser um único bairro, naquela região existe muitos pontos críticos que precisam de atenção. A ação contará com parcerias de empresas privadas, além de secretarias municipais, Câmara Municipal, Consita e Acasp.

Desde o inicio o último mês, essas ações vem acontecendo com frequência aos sábados e já removeu no município pelo menos 40 caminhões de resíduos que poderiam estar acumulando água e contribuindo para a proliferação da dengue.

Ações assim também aconteceram em Guardinha ao longo da semana, onde houve ações educativas na escola do distrito, além de cerco para o combate do mosquito com pulverização do veneno. Segundo Daniela, o Distrito vinha sofrendo com o aumento do número de casos notificados. "A população precisa estar unida e trabalhar em conjunto com a Vigilância para que juntos consigamos reduzir esses números ainda mais", destaca.

Segundo finaliza a coordenadora do órgão, o UBV pesado com o uso do veículo fumacê continuará sendo realizado normalmente.

Ação educativa no distrito de  Guardinha para combate à dengue