RECICLAGEM

Agentes de trânsito passam por curso de reciclagem: fiscalização terá início em breve

Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 16-03-2019 09:57 | 1008
Curso de reciclagem é um dos passos finais para início da fiscalização do trânsito em Paraíso
Curso de reciclagem é um dos passos finais para início da fiscalização do trânsito em Paraíso Foto: Divulgação

Cerca de 80 agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal estão passando por curso de reciclagem para dar início à fiscalização do trânsito em São Sebastião do Paraíso que foi municipalizado. Os servidores estão passando por treinamento desde o último dia 8 de março e curso deve ser finalizado no próximo dia 22.

Conforme aponta o secretário de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, Miguel Félix, entre as aulas ministradas estão Legislação de Trânsito, Primeiros Socorros, Operação e Fiscalização de Trânsito e Transportes, Relações Humanas, Educação para o Trânsito, Estatística, Direitos Humanos e Cidadania, Sinalização Viária, entre outras. "São todos temas voltados para a municipalização e feitos em parceria com a Polícia Civil e Polícia Militar, que são parceiros e estão sempre dispostos a nos dar apoio no que se refere à segurança pública", destaca Miguel Félix.

Na quarta (13/3), o secretário conta que os agentes tiveram aulas com o delegado de trânsito, Vinícius Zamó e com o investigador e especialista em trânsito, Roney Waldemar de Oliveira Vilaca. Félix destaca que também serão ministradas aulas pela Gerência de Trânsito sobre a engenharia e sinalização do trânsito, dados estatísticos, preenchimento de auto de infração e manuseio de recurso tecnológico. "São aulas para a operacionalidade do trânsito. É um curso que será finalizado no próximo dia 22, somando 12 dias de reciclagem", comenta.

O secretário de Trânsito lembra que todos esses agentes são concursados como Guarda Municipal e Agente de Trânsito e já passaram por curso de formação específico seguindo a grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). "Nesses 12 dias é apenas uma reciclagem e atualização de informações, já que a legislação muda constantemente. Finalizado o curso, daremos início a uma fiscalização educativa e, em parceria com a empresa que será responsável pelo processamento de dados, irão liberar o equipamento para fazer autuações com caráter educativo", conta.

Isto quer dizer que se um condutor cometer uma irregularidade, por exemplo, parar o carro em local proibido, "ele será abordado pelo agente de trânsito que irá emitir a autuação, mas nesta atuação estará a informação "caráter informativo" e as informações do início da fiscalização efetiva da municipalização", explica o secretário. Todavia, o secretário informa que ainda não existe uma data exata para essa fiscalização que ainda depende da conscientização que será trabalhada com a população.

Segundo aponta, a conscientização é o primeiro passo, seguida da revitalização da sinalização do trânsito e, por último, a fiscalização propriamente dita. Conforme aponta Miguel, a conscientização também será para apontar aos munícipes como e para quê serão destinados os recursos obtidos por meio desta fiscalização. "O dinheiro não fica na cidade, ele é repassado para o estado e parte fica em um fundo específico do município para ser usado em infraestrutura e melhoria na própria municipalização", conta.

Miguel conta que o trânsito sempre foi um fator problemático, mas que hoje o momento não é mais de se conformar com a situação e sim buscar solução efetiva para que se reduzam números de acidentes e traga uma sensação de maior segurança aos pedestres e outros veículos. "Nós sabemos que existe uma crescente no número de acidentes. Esta é uma situação que precisamos estar preparados para enfrentar", completa.