BLITZ

Agentes participam de blitz educativa antes da municipalização do trânsito

Por: Redação | Categoria: Cidades | 25-03-2019 21:24 | 1163
Agentes de trânsito participam de mais uma etapa de treinamento e capacitação, agora com atividade prática
Agentes de trânsito participam de mais uma etapa de treinamento e capacitação, agora com atividade prática Foto: Reprodução

Duas turmas de 35 Guardas Municipais que vão atuar como agentes de trânsito em São Sebastião do Paraíso participaram durante esta semana de mais uma etapa de treinamento e capacitação. “Nós desenvolvemos mais uma etapa do curso com atividades práticas através da realização de blitzes educativas”, anuncia Anderson Marangoni, corregedor da GM. O trabalho está sendo desenvolvido em conjunto com a Polícia Militar e também em deverá acontecer nos próximos dias com a utilização de equipamentos eletrônicos.

Desde o início do mês de março que os futuros agentes de trânsito de Paraíso estão passando por atividades de reciclagem e capacitação. A iniciativa visa deixar os profissionais aptos para exercerem as ações que terão de desenvolver com a municipalização do trânsito na cidade. Inicialmente foram desenvolvidas aulas teóricas relacionadas a legislação, primeiros socorros, direitos humanos entre outras matérias. De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transportes e Defesa Civil, Miguel Félix de Souza, as aulas teóricas e práticas envolvendo todos os aspectos da legislação estão sendo desenvolvidos em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil.

Durante a semana foram realizadas blitzes educativas em diferentes regiões da cidade com distribuição de panfletos com dicas e orientações aos condutores. O atendimento ocorreu na Avenida Wenceslau Braz, Avenida Monsenhor Felipe, Avenida Oliveira Resende e na Rua Pimenta de Pádua. Foram desenvolvidas técnicas de abordagem no trânsito, explica o corregedor da GM Ander-son Marangoni. “É um processo de aprendizagem muito importante, pois, o que estão reciclando e aprendendo será utilizado no dia a dia de quando estiverem atuando o que deverá ocorrer nas próximas semanas”, anuncia.

Nos próximos dias os integrantes das duas turmas que estão recebendo o treinamento vão passar por mais uma etapa de instrução. “Teremos a oportunidade de receber também na parte prática deste processo atividades com equipamentos eletrônicos que também serão utilizados na nossa cidade a partir da municipalização”, acrescenta o corregedor. Possivelmente a Guarda Municipal deverá receber nas próximas semanas equipamentos do tipo radar móveis, etilômetros e outros acessórios. O treinamento foi realizado em 12 dias e todos os agentes que irão atuar no setor passaram por curso de formação atendendo todas as exigências e recomendações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O corregedor da GM salienta que o condutor que estiver atuando em obediência as normas de trânsito não tem o que temer em relação à municipalização. “A fiscalização ocorrerá, mas ninguém será penalizado se estiver em consonância com as regras. As pessoas de bem serão beneficiadas, pois, aqueles que atuam de forma irregular é que serão advertidos e poderão sofrer as sanções”, esclarece. Ainda neste sentido, o secretário Miguel Felix tem afirmado em suas entrevistas que antes das multas, a comunidade será orientada e conscientizada sobre todas as situações envolvendo os agentes.