TRÂNSITO

Escolas municipais iniciam projeto Educando para o Trânsito em 2019

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 04-04-2019 14:10 | 1154
Coordenadora Gisele Silva afirma que o projeto tem alcance além das escolas e abrange a família e a comunidade
Coordenadora Gisele Silva afirma que o projeto tem alcance além das escolas e abrange a família e a comunidade Foto: Divulgação

Alunos da Escola Municipal Professora Alice Naves participaram na segunda-feira, 1º de abril da abertura oficial do projeto Educando Para o Trânsito de 2019. Conforme a coordenadora Gisele Silva "o programa tem por objetivo  formar um cidadão consciente, que respeite as leis do trânsito, respeite ao próximo e com isso haja uma diminuição no número de acidentes em nosso município", explica. Neste ano serão atendidas 25 turmas do quarto ano do Ensino Fundamental, com previsão de aulas de orientações a aproximadamente 700 estudantes.

O projeto é uma realização da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil, da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso. A abertura das atividades do projeto ocorreu através de uma aula inaugural realizada na segunda-feira, 1º de abril, na Escola Municipal Alice Naves Ferreira. "Foi o marco inicial de um trabalho que faremos durante o ano com as crianças em várias escolas.

As crianças são multiplicadoras das informações passadas e isso reflete no comportamento delas, na família e no local onde vivem", explica a coordenadora.

Neste ano serão atendidas 25 turmas do quarto ano do Ensino Fundamental, com previsão de aulas de orientações a 700 alunos. Participam do programa as Escolas Municipais Professora Alice Naves Ferreira, Roque Scarano, Termopolis, Napoleão Volpe, Campos do Amaral, Professora Hilda Borges Pedrosa, Ibrantina Amaral, Interventor Noraldino Lima, Wulfida Marcolini, Professora Maria de Lourdes Dizaró. Integram a relação a E.M. Francisco Daniel, localizada no Distrito de Guardinha e a Escola Estadual Coronel José Cândido.

O Educando para o Trânsito foi criado em 2006 e as aulas são ministradas pela Guarda Civil Municipal. Trata-se de um programa educacional que é levado para as escolas, mas que os reflexos podem ser percebidos no cotidiano da comunidade. "É um trabalho preventivo onde as crianças são convidadas a resgatar valores como respeito, gentileza, educação, paciência - essenciais para a redução de acidentes de trânsito e valorização da vida", explica a coordenadora.

Alunos participam da aula inaugural do projeto que em 2019 completa 12 anos de existência