O Sempre Sudoeste (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião do Paraíso e do Sudoeste Mineiro) está engajado em promover uma campanha de esclarecimento junto à população sobre a proposta de Reforma da Previdência apresentada pelo Governo Federal e em debate no Congresso Nacional. O órgão através de seus diretores vem participando de vários eventos na cidade e também na região juntamente com outros sindicatos com a intenção de realizar debates e incentivar reflexões sobre o assunto. “Temos que fazer a nossa parte e queremos chamar a comunidade para que esteja conosco neste momento para analisarmos a questão”, diz Regina Nunes, diretora do Sempre.
Conforme a sindicalista o Sempre foi convidado pelo Sind-UTE (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação), Subsede de São Sebastião do Paraíso para uma palestra no salão social da E.E. Clóvis Salgado, no dia 20 de março. O evento foi conduzido pela advogada Carol Colombarolli e a cientista social, Eloíse Iara David. “Fomos com alguns membros da diretoria que puderam ir e prestigiamos a iniciativa, que na realidade foi uma aula sobre as novas regras da reforma da previdência, assunto que nos assusta muito”, diz Regina.
Agora com o intuito de ampliar o conteúdo apresentado o Sempre está promovendo a mesma palestra, evento que acontecerá na próxima quinta-feira, 4, às 19 horas no Teatro Municipal. “A nossa intenção e promover o debate. Se antes já havia um ponto de vista definido, agora mais ainda depois de todos os esclarecimentos que foram feitos. Por isso queremos ampliar a reflexão com comunidade no sentido de que um maior número de pessoas sejam esclarecidas sobre a questão”, explica Regina Nunes. A expectativa é de que haja uma grande participação não só de servidores públicos, mas também de outras classes trabalhadoras inclusive da zona rural, acrescenta.
A sindicalista ressalta que o horário é favorável e por isso espera-se um bom público. “Optamos por fazer a palestra mais cedo, as pessoas já chegaram do trabalho, não vai ser tarde, acreditamos que será em um horário em que a maioria possa participar e se inteirar de um assunto que é tão importante para todos”, comenta. O Sempre tem reunido seus dirigentes com membros de outros órgãos justamente para estudar a situação que segundo os sindicalistas trás muitas preocupações e deve ser olhado com atenção pela população em geral.
Na palestra apresentada semana passada a advogada Carol Colombarolli definiu que a Previdência Social é um dos tripés da Seguridade Social, juntamente com a o setor da Saúde e a Assistência Social. “As fontes de receitas também são estabelecidas pela Constituição através das empresas que contribuem sobre o lucro e pagam a parte a patronal da contribuição sobre a folha de salários”. Já os trabalhadores contribuem sobre seus vencimentos e toda a sociedade contribui por meio de tudo aquilo que adquire (Cofins).
Segundo a advogada existem outras formas de ajuda que financiam a Seguridade Social, através da tributação sobre a importação de bens e serviços, receitas provenientes de concursos e prognósticos, do PIS/PASEP e outros programas. “O falacioso déficit apresentado pelo governo é encontrado quando se compara apenas a arrecadação da contribuição ao INSS paga por trabalhadores deixando de lado todas as demais contribuições que compõem o orçamento da Seguridade Social, com a totalidade dos gastos com a Previdência, fazendo-se um desmembramento que não tem amparo na Constituição e sequer possui lógica defensável, pois, são os trabalhadores os maiores contribuintes da Cofins”, detalha.
A diretora do sindicato descarta que o órgão esteja tentando influenciar a opinião das pessoas. “Não queremos impor nossa opinião, pelo contrário, queremos e que as pessoas conheçam a proposta de como ficará a questão da previdência, da aposentadoria futura e cada um tire suas próprias conclusões”, ressalta. Regina salienta que já existe até mesmo uma calculadora onde as pessoas pode simular o quadro de aposentadoria antes e depois da reforma proposta.
“Através da calculadora é possível cada um apresentar suas informações, seus tempos de contribuição e idade e calcular como ficará a sua aposentadoria. Posso garantir que quem fizer tomará um grande susto como aconteceu comigo, porque há uma diferença enorme entre uma proposta e outra e o pior é ser praticamente sem transição que é muito restrito”, avalia. Para acessar a calculadora basta acessar o seguinte link www.dieese.org.br/calculadora ReformaPrevidencia.html e apresentar as informações solicitadas.
Ampliando
Segundo o presidente do Sempre Sudoeste, Rildo Domingos da Silva, o sindicato pretende ampliar o debate sobre a proposta da Reforma da Previdência. “Vamos promover a palestra na quinta-feira,4, mas antes na segunda-feira, 1º de abril teremos outro momento importante neste sentido na Câmara Municipal”, antecipa. Rildo disse que fará uso da Tribuna Livre quando irá comentar sobre o assunto.” Trataremos dos impactos da reforma da previdência na vida dos trabalhadores, principalmente os mais pobres e pediremos o apoio dos nobres vereadores para que ocorra um amplo e aberto debate público com deputados e senadores da nossa região, possibilitando assim uma reflexão coletiva com a participação de todos”, conclui o presidente Rildo.