A possibilidade da sede da 35ª Superintendência Regional de Ensino, de São Sebastião do Paraíso ser transferida de local voltou a ser pauta de debates nesta semana. A proposta e defendida pelo ex-deputado federal Carlos Melles e apoiada por outras lideranças do setor, inclusive o atual diretor, Alípio Mumic Filho. O governador Romeu Zema já determinou para os gestores do governo de Minas Gerais que façam o máximo de economia para o Estado que está endividado e necessita reduzir os custos da administração.
Uma das propostas que tem tido o consenso entre diversas lideranças paraisenses é a transferência da sede da 35ª SRE. Há quase 30 anos a repartição funciona em salas alugadas no centro da cidade, no prédio do Edifício Ouro Verde. A proposta defendida pelo ex-deputado federal Carlos Melles nos últimos anos é que o órgão passe a funcionar onde antes funcionava o foro da Comarca, na Praça Comendador João Alves, região central de Paraíso. Segundo Melles o local tem condições de abrigar a superintendência e resultaria em economia de aluguel para o Estado.
Nesta semana ele voltou a se pronunciar sobre o assunto dizendo-se favorável a mudança. “Esta é uma causa que defendo publicamente há algum tempo, e quero reafirmar apoio à proposta do professor Alípio Mumic, no sentido de que o prédio do antigo Fórum de Justiça possa abrigar a sede da 35ª Superintendência Regional de Ensino de São Sebastião do Paraíso, que funciona em prédio alugado”, declarou.
Ele justifica que além da economia, a medida também trará benefícios para professores, prefeitos, diretores de escola, secretários municipais de educação, e outros usuários de toda região, que utilizam a regional de ensino. “Vamos juntos, com apoio amplo das prefeituras e câmaras da região, do deputado Antônio Carlos Arantes, e outros parceiros, buscar um caminho harmônico para mais esta conquista”, propôs.
“Muito bom saber que a sua parceria continua em cima deste ideal. Faz somente uns oito anos ou mais, que conversou comigo, a respeito. E seu apoio é fundamental, na empreitada”, enfatiza o professor Alípio Mumic Filho. Ao completar seu posicionamento disse que “caso se efetive, será mais uma grande conquista para Paraíso e região”, anuncia. Ele informou ainda que a mudança pode representar uma economia de aproximadamente R$ 20 mil mensais para o Estado.
A ex-diretora da regional de ensino Maria Olímpia Vilela de Brito também parabenizou aos envolvidos pela iniciativa.
Dentro da proposta de redução de custos pelas repartições públicas estaduais, nesta semana começou a ocorrer a transferência da sede da Administração Fazendária, em Paraíso. O órgão que funcionava em imóvel alugado próximo a 35ª SRE, chegou a correr o risco de ser fechada nas últimas semanas. No entanto, devido a entendimentos entre o Estado e o Município, a repartição está sendo transferida para o prédio pertencente ao Governo de Minas e que foi cedido à Prefeitura.
O local que já foi sede da Minas Caixa e também do Posto Integrado de Serviços Urbanos (PSIU) desde o ano passado abriga o Centro de Atendimento de São Sebastião do Paraíso (Cassp).