45 TÚMULOS

Cemitério em Paraíso tem espaço para no máximo 45 novos túmulos

Por: Sebastião Tadeu Ribeiro | Categoria: Cidades | 06-04-2019 12:38 | 12104
A área para construção de novos túmulos no Cemitério da Saudade em São Sebastião do Paraíso se resume a pequena quadra
A área para construção de novos túmulos no Cemitério da Saudade em São Sebastião do Paraíso se resume a pequena quadra Foto: Sebastião Tadeu Ribeiro

Entre as inúmeras atribuições a serem administradas pelo chefe do Executivo municipal, uma tarefa seríssima deve estar causando preocupação ao prefeito de São Sebastião do Paraíso, Walker Améri-co, ou seja, a questão da superlotação do único cemitério existente no município. Está no limite máximo.

O “JS” constatou nesta semana que existem pouco mais de 20 túmulos prontos, e o espaço comporta a construção de no máximo outros 45 túmulos, de somente uma gaveta. Poderá ser aproveitado pequeno espaço que fica na divisa da parte antiga com a nova, adquirida na administração do ex-prefeito Pedro Cerize, proximidades com o Estádio Comendador João Alves e Jardim Canadá.

Na verdade a situação é sim, muito preocupante, pois conforme levantamento feito pelo Jornal do Sudoeste no período de 1.º de novembro de 2017 a 31 de outubro de 2018, ou seja, um ano, foram sepultadas naquele cemitério 541 pessoas.

Todos os túmulos construídos estão sendo ocupados em pouco tempo, mesmo com o aproveitamento de túmulos antigos, onde, após período de cinco anos, restos mortais podem ser removidos, oferecendo vagas para novos sepultamentos, normalmente pessoas da mesma família.

Prefeito e Câmara Municipa precisam agir e encontrar solução para este sério problema. Encontrar área disponível para a construção de novo cemitério e ter a aprovação por órgãos ambientais demanda muito tempo e esbarra em burocracia.

O tempo não para, falecimentos também, e se autoridades não tomarem providências urgentíssimas, corre-se o risco de, a curto espaço de tempo, de paraisenses serem levados para sepultamento em cidades vizinhas.