CURTAS EDIÇÃO 2293

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 10-04-2019 10:01 | 685
Foto: Reprodução

Resultado
Aguardada com expectativa o resultado da perícia das amostras de águas coletadas em diferentes locais, da cidade, apontados como pontos de descarte irregular de esgoto sem tratamento em córregos do município. O exame foi determinado pela 1ª Vara Cível da Comarca de São Sebastião do Paraíso e é parte integrante de uma Ação Popular proposta contra a Companhia de Saneamento do Estado de Minas Gerais, há cerca de dois anos. O caso prossegue, mas sem expectativa de solução imediata enquanto a população segue pagando parte pelo tratamento e parte pela coleta em um serviço que já deveria ter sido prestado em sua totalidade há algum tempo.

Suspensão
A ação popular pede a concessão de liminar para suspender a cobrança da tarifa de esgotamento sanitário até que o serviço seja disponibilizado integralmente à toda a população do município. A iniciativa pede também que sejam anuladas as cobranças realizadas antecipadamente, com a devolução aos usuários dos valores indevidamente cobrados. O titular da ação requer ainda o pagamento, por parte da Copasa, de indenização de danos morais coletivos em valor não inferior a R$16 milhões e 800 mil, que devem ser recolhidos aos cofres do Município de São Sebastião do Paraíso para o desenvolvimento de ações voltadas para a Saúde.

Enquanto isso
Enquanto tramita referida ação, vereadores voltaram a abordar insatisfação contra o serviço prestado pela Copasa na sessão de segunda-feira (8/4). E foram além e enviaram ao prefeito Walkinho requerimento solicitando o rompimento imediato do contrato entre o município e a Copasa. Justificam que houve quebra de contrato por parte da empresa. Ressaltam, no entanto, que a comunicação conforme reza o contrato, deve ser feita entre as partes com antecedência de seis meses. O prefeito disse estar dialogando com o setor Jurídico da Prefeitura, na busca de solução para o caso, e que já se reuniu também com diretores da Copasa, com o mesmo objetivo.

Sombra
Dez alunos do curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV) estão em São Sebastião do Paraíso desde  segunda-feira,8, até a próxima sexta-feira, 12, para desenvolver na Prefeitura o “Projeto Sombra”, que consiste no acompanhamento de um secretário municipal para adquirir uma visão interna da realidade da gestão pública. Após a apresentação dos estudantes na Prefeitura foi realizado um breve café servido aos visitantes e também aos secretários, assessores e à imprensa. Na sequência, o grupo visitou algumas obras em andamento pela cidade.

Resultado
São Sebastião do Paraíso está entre as três cidades mineiras selecionadas para participar esta iniciativa. O prefeito Walker Américo Oliveira recepcionou os estudantes e pediu aos secretários que explanassem um pouco sobre as funções de suas pastas. As dúvidas surgidas durante a apresentação foram esclarecidas e, na parte da tarde, os alunos começaram a desenvolver o projeto. Ao final do projeto os estudantes apresentarão um diagnóstico do que viram e sugestões para melhoria de possíveis problemas por eles percebidos na gestão e na administração municipal neste período.

Inscrições
O Senai de Minas Gerais está com inscrições abertas para cursos gratuitos de aprendizagem industrial. As inscrições vão até às 23h59min do dia 30 de abril de 2019. Os interessados devem ler o edital e fazer a inscrição através do endereço eletrônico www.senaimg. com.br. Na unidade de São Sebastião do Paraíso o curso que será oferecido gratuitamente é o de Aprendizagem Industrial em Manutenção Mecânica Industrial. São ofertadas 24 vagas, para as aulas que acontecerão no período da tarde. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3558-1365.

Problema antigo
A forte chuva registrada no final de semana, após seguidos dias de seca, foi o suficiente para deixar mais uma vez intransitável a estrada que dá acesso ao Distrito de Guardinha. A reclamação é geral e cada um sabe onde a correia aperta e das suas necessidades. Principalmente quem teve que esperar em longas filas e enfrentar muita lama. Sabendo-se que o problema é antigo, providências deveriam ter sido tomadas para se evitar, mais uma vez o problema. Desde segunda-feira está sendo construída um trecho paralelo, na região do Morro Alto, enquanto tenta-se reparar a parte danificada onde existe uma espécie de mina onde a água escorre o tempo todo faça sol ou chuva.

Na marcha
Na manhã de terça-feira mais de três mil prefeitos estiveram em Brasília para participarem da Marcha dos Municípios, evento que teve a presença de cerca de oito mil participantes de todo o país, e que se encerra dia 11 de abril. Quem esteve por lá foi o diretor nacional do Sebrae, Carlos Melles que fez um dos primeiros pronunciamentos. Ele defende um pacto federativo mais justo e apoia mais autonomia para os municípios. O Sebrae, por excelência, uma entidade municipalista, apoia institucionalmente o evento.

Pauta
Diversas lideranças políticas do país marcaram presença e no encerramento que deixou a palavra final foi o presidente Jair Bolsonaro. Na pauta dos prefeitos, a brutal dificuldade financeira dos municípios e a necessidade da revisão do pacto federativo, de forma que os recursos posam ficar menos na União e mais no município.

Eleição
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Sebastião do Paraíso (CMDCA), torna pública a abertura de prazo para apresentação de pré-candidaturas para concorrerem a 5 (cinco) vagas de Conselheiro Tutelar Titular no município, para mandato de quatro anos, com início em 10 de janeiro de 2020 e término em 9 de janeiro de 2024. Salário atual: R$ 1.640,80. As inscrições serão de 27 de maio a 5 de junho de 2019, das 13h as 17h, na sede do CMDCA, à Rua Pimenta de Pádua, nº 1865, Lagoinha.