SECRETÁRIOS

Alunos da FGV visitam Paraíso e irão acompanhar secretários municipais durante a semana

Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 10-04-2019 10:07 | 2038
Alunos do curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o prefeito Walker Américo e a vice-prefeita Dilma Oliveira
Alunos do curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o prefeito Walker Américo e a vice-prefeita Dilma Oliveira Foto: Vasco Caetano

O prefeito Walker Américo Oliveira e a vice prefeita Dilma de Oliveira receberam na manhã desta segunda-feira (8/4) na sala de reuniões da Prefeitura representantes da imprensa local onde ofereceu um café em homenagem ao Dia do Jornalista, celebrado do dia 7 de Abril. Na oportunidade, ele apresentou estudantes do curso de administração pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que irão acompanhar durante a semana o dia a dia de secretários municipais. O objetivo é que eles conheçam na prática todos os trâmites burocráticos vivenciados em uma gestão pública municipal.

Segundo explica a coordenadora e supervisora da disciplina de imersão local, Laura Angélica Moreira da Silva, o “secretário sombra” é uma metodologia utilizada para aqueles alunos que estão próximos de sua formação em administração possam conhecer na prática como são os processos burocráticos de uma administração pública.

“Os alunos passarão cinco dias acompanhando os secretários de São Sebastião do Paraíso. A ideia é que o secretário não mude sua rotina por conta do aluno, para que este estudante de fato conheça e reconheça a atuação e como funciona o modo de agir de uma secretaria municipal”, explica.

Segundo Laura, os estudantes têm conhecimento sobre a escassez de recursos dos municípios, que são muitas as demandas e que esses secretários precisam dar uma resposta rápida para a sociedade. “Assim, através da metodologia do Secretário Sombra, os alunos acompanham essas atividades entendendo como é esse dia a dia na prática. Ao final é feito um diagnóstico, cuja ideia é tentar encontrar um desafio iminente da secretaria e apontar para o gestor municipal e secretário da pasta algumas possíveis soluções de baixo custo ou de custo zero e rápida implementação”, ressalta.

Conforme aponta a coordenadora da disciplina, os alunos trazem uma perspectiva bastante inovadora e criativa para essas soluções. “Não viemos para Paraíso tentar solucionar problemas complexos demais, não é o nosso objetivo, mas queremos colaborar de forma inovadora e gerar impactos positivos por meio de uma ação simples e que será de alto impacto para a gestão. De volta a São Paulo eles apresentam esse diagnóstico de cinco dias para os coordenadores do curso e professores das disciplinas, que formam uma banca de avaliação, e os prefeitos desta edição também são convidados a participar”, completa.

Para Walkinho, o projeto é uma boa oportunidade para esses estudantes possam ver a realidade de um município, o que a população demanda e quais os desafios. “Depois há a apresentação de um diagnóstico e poderemos ter acesso esta visão diferenciada de quem está de fora, mas ao mesmo tempo dá a oportunidade deles vivenciarem a realidade de um município”, ressaltou o prefeito.

VISITAS
Os estudantes tiveram também a oportunidade de conhecer obras que estão em andamento no município. A primeira delas foi a Escola Municipal Professor José Carlos Maldi. No local, os alunos tiveram conhecimento sobre o histórico da obra e Walkinho anunciou que a intenção é finalmente entregar a escola pronta para a comunidade no aniversário de Paraíso, em 25 de outubro.

Os discentes da FGV também visitaram o centro de distribuição da merenda das escolas municipais de São Sebastião do Paraíso. Lá, puderam conhecer como funciona todo o processo, desde a seleção e obtenção dessas mercadorias até a o destino final desses alimentos que compõem as merendas dos alunos da rede municipal de ensino. Por fim, visitaram a UFLA, onde viram o andamento das obras da universidade, com previsão de entrega para 2021.

Coordenadora e supervisora da disciplina de imersão local,  Laura Angélica Moreira Silva e o prefeito Walker Américo Oliveira