Presidência à vista
O ex-deputado federal Carlos Melles, hoje diretor do Sebrae Nacional, poderá ser indicado para ser o presidente do órgão. Nesta quarta-feira,17, acontece reunião do Conselho Deliberativo Nacional, que seria realizada no próximo dia 24. Cogita-se que mudanças nos cargos estão em curso. Dos 15 integrantes do Conselho 11 apoiam a mudança. No começo do ano Guedes chegou a defender a extinção do Sistema S, no qual se inclui o Sebrae.
Redução
A Câmara de Itaú de Minas está analisando proposição de alguns membros da casa que estão pedindo mais uma vez a redução do número de vereadores. Atualmente a casa é composta por nove membros e a pedida é de que se reduza para apenas sete vereadores. O argumento para esta decisão é tão propalada redução de despesas, que na prática é só para inglês ver. Alega-se também que devido à crise econômica dos municípios a medida poderia ajudar na melhoria da saúde dos cofres públicos.
Miúdos
O vereador Vinício Scarano Pedroso é autor de projeto de lei que propõe a implantação do programa Constituição em Miúdos. A iniciativa pretende implantar nas escolas do município de maneira simples e didática a abordagem de assuntos de como funciona o Estado brasileiro, as garantias, direitos e deveres do cidadão. Intenção é fazer com que as crianças, adolescentes e jovens tenham acesso direto à constituição e saibam exercer cidadania. A proposta inicial partiu da educadora Madu Macedo que participou da Escola do Legislativo em Pouso Alegre e está se disseminando por vários municípios mineiros. Em Paraíso a proposta está prestes a se tornar lei.
Parlamento Regional
Integrantes do Parlamento Jovem 2019 de São Sebastião do Paraíso participaram em Poços de Caldas do Encontro Regional Polo Sudoeste do Parlamento Jovem de Minas. Foram reunidos cerca de 200 participantes inclusive das cidades de Itaú de Minas, Guaxupé e os anfitriões. Eles se reuniram para conhecer e debater o tema discriminação étnico-racial. O presidente da Câmara de São Sebastião do Paraíso, Lisandro Monteiro, juntamente com os vereadores Vinício Scarano e Ademir Ross também compareceram ao Encontro.
Depoimento
O presidente do Legislativo paraisense foi convidado a falar sobre a sua participação na política. Disse aos estudantes participantes do Parlamento Jovem que, quando novo, não tinha a consciência política de hoje. Ele salientou que é muito bom ver esses jovens que estão à procura do novo aprendizado. Lisandro disse esperar que no próximo ano tenham muito mais alunos e municípios participantes. O presidente ainda parabenizou a disposição dos integrantes do PJ em participar do encontro e arrematou dizendo que gostaria de ter tido essa oportunidade na sua adolescência.
Cinco “contos”
Depois de praticamente um ano da realização da manifestação dos caminhoneiros que parou o Brasil e a região de São Sebastião do Paraíso não foi diferente, o preço do litro da gasolina novamente atinge a casa dos R$ 5,00. A população assiste a tudo, inerte. Alguns se mostram indignados, mas não há muito ou quase nada a fazer quando o Governo sinaliza que os preços são livres e os comerciantes praticam os preços que desejarem. Nas cidades da redondeza o valor é mais em conta um pouco, mas não demora deve chegar ao mesmo patamar do que os paraisenses já estão pagando a esta altura. Quando isso ocorrer, certamente, os preços locais estarão bem mais à frente.
Seca
Moradores de diferentes bairros em Paraíso iniciaram a semana com as torneiras secas. Até então a Copasa não divulgou nenhum comunicado referente a falta de água. As donas de casa botaram a boca no trombone e encheram as redes sociais de reclamações quanto ao líquido tão precioso. Pelo que se apurou foi uma região da cidade que ficou desassistida com a falta de abastecimento. A causa deve ser alguma manobra realizada pela concessionária já que com as chuvas constantes os reservatórios estão até que abastecidos. A falta do precioso líquido foi, então, por outro motivo.
Dia do Café
No dia 14 de abril foi celebrado o Dia Mundial do Café. No entanto, devido aos baixos preços alcançados para a comercialização, principal-mente, os produtores não tiveram motivos para comemorar. A inexistência de uma política de preço mínimo para o produto, os altos custos de produção, ou mesmo ações que incentivem a reação do setor são fatores que fazem com que os produtores não tenham motivos para comemorar. Quando se fala em exportação, o café é um dos produtos que mais trazem receitas ao País, mas do jeito que está, a prosseguir desta forma a atividade não está atrativa para quem produz.
Antecipou
A Secretaria Estadual de Fazenda comunicou na tarde de ontem a todos os servidores do Estado informando que a parcela do 13º salário de 2018, referente ao mês de abril, será antecipada. Segundo consta, o depósito acontecerá nesta quinta-feira,18, véspera de feriado da Sexta-Feira da Paixão e quatro dias antes da data inicialmente prevista, que era 22/4. Tal antecipação só foi possível em função da organização do fluxo de caixa do Estado, algo considerado prioridade no Governo Romeu Zema.