Um caso suspeito de gripe H1N1, que resultou na internação de um paciente na Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso nesta semana, vem servindo de alerta para a importância da vacinação contra a gripe. No sábado (4/5) aconteceu o Dia D da Campanha Nacional, que tem como foco a vacinação de crianças de seis meses até seis anos e idosos acima de 60, grupos estes que são mais vulneráveis ao vírus da gripe e suas variantes. A expectativa é que campanha em Paraíso atinja a 21.450 pessoas.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde em São Sebastião do Paraíso, Daniela Cortez, o Dia D impulsionou o número de vacinações desde o início da Campanha, que segundo conta, teve bastante procura. Antes de sábado, cobertura vacinal era de cerca de 30%, mas atualmente quase metade dessas pessoas já foram vacinas, entre elas puérpuras, gestantes, idosos, crianças, entre outros grupos.
"Felizmente, houve muita procura para a vacina de crianças e idosos, mas ainda estamos abaixo na meta, que é de 95%. No entanto, em relação a ultima campanha, que teve baixa procura e precisou ser prorrogada, estamos bem à frente. Precisamos correr para bater esses números e caso não cheguemos atingir a meta é possível que o Estado determine a prorrogação. Atualmente estamos buscando finalizar a vacinação de acamados e moradores da zona rural", conta.
A Campanha completou um mês nesta sexta-feira (10/5) e de acordo com Daniela Cortez falta pouco para completar a vacinação de idosos, professores e profissionais da saúde, entretanto o município já conseguiu atingir a meta da vacinação em mulheres que acabaram de ter filho (puérpuras) e está próximo de chegar à meta em gestantes. "Idosos e crianças, que é a maior parte desta população, é que ainda precisamos trabalhar bastante para bater os números estipulados pelo Estado", completou.
SALAS DE VACINAÇÃO
Na data de vigor da campanha, o cidadão pode procurar umas das seguintes salas de vacinação: Posto de Puericultura, à rua Gedor Silveira, nas USFs da Vila Formosa, à rua Maria Abadia Amaral Malaguti, 180; USF Vila São Pedro (terças e quintas), à rua Francisco Quintino , 181; USF São Judas, à rua coronel Alfredo Serra e USF no distrito de Guardinha, à rua Germano Guerra, 445.