A confirmação de que o município terá neste ano a realização de seu concurso de café de qualidade ocorreu durante a reunião dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CMDRS). A proposta vem sendo estudada desde o ano passado e agora está em seus últimos detalhes antes de o certame ter o seu lançamento oficial. "Estamos em busca sempre de novidades e hoje não podia ser diferente com estas boas notícias que estamos divulgando aos nossos produtores e que trarão bons resultados em vários setores da nossa agropecuária", comenta o presidente do conselho, Marco Aurélio Alves de Paula.
A realização do concurso foi um dos principais assuntos abordados na reunião do CMDRS, nesta semana. Segundo Marco Aurélio há algum tempo que a Sedeagro vem se preparando para o concurso. "Tivemos a ideia no fim do ano passado e começamos a montar o esboço do regulamento. Agora estamos acabando de definir os parceiros, o que deverá ocorrer nos próximos dias, bem como os demais detalhes", anuncia.
Ele acrescenta que a iniciativa está no caminho certo por incentivar a principal atividade produtiva e econômica do município. "A nossa região tradicionalmente é produtora de cafés finos. Recentemente tivemos o cafeicultor Cleber Marques de nossa cidade premiado por uma grande empresa no projeto "Nestlé Origens do Brasil", que estampou em um rótulo de uma embalagem de café a produção do município relacionada, como de alto potencial de qualidade", descreveu. Marco acrescenta que com frequência produtores locais têm se destacado em vários concursos de qualidade em Minas Gerais e também em outros estados.
O objetivo é contribuir para uma melhor qualidade de vida do cafeicultor e da sociedade mineira, promovendo agregação de valor e distribuição de renda, por meio da produção sustentável de cafés de qualidade. Além do caráter educativo a iniciativa visa ainda promover a consolidação da cafeicultura, estimular as demandas por tecnologias, produtos e serviços, além de identificar diferentes qualidades dos cafés produzidos no município.
"Queremos com isso incentivar a produção de um café que pode agregar valor e remunerar melhor a família do produtor. A nossa intenção é esta, levantar os pontos que têm mais aptidão para produzir café de qualidade e ver que o município tem esta condição e o produtor pode ter uma renda a mais com isso", completa.
Segundo ele o cafeicultor já pode preparar sua amostra. "A Emater é a nossa parceria de sempre e nos ajudará. Logo iremos credenciar os armazéns para guardar os cafés e teremos acertado o local da entrega das amostras", completa. Ele informa que o concurso terá como público alvo as propriedades de pequeno porte. "Vamos abrir a todos e não será um café preparado, será bica corrida para dar oportunidade a todos de saber qual o tipo de café que se tem", conclui.
Conselho Rural
A reunião foi produtiva definiu o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural. "Tivemos a participação dos produtores das associações, representantes da Faculdade Calafiori que tem atuado em parceria conosco", disse. De acordo com a secretária de Agricultura, Yara de Lourdes Souza Borges as reuniões são importantes. "É o local onde podemos mostrar o resultado dos trabalhos e as informações são repassadas nas comunidades", afirma.
Na reunião foi tratada ainda sobre a visita dos horticultores de Paraíso a Hortitec (Exposição Técnica de Horticultura) que acontecerá dia 27 de junho, em Holambra (SP). Ela disse anda que estas atividades "ajudam a abrir o leque de ações sobre o que pode ser feito com menor custo e às vezes até sem custo para os nossos produtores rurais".
Excepcionalmente a reunião ocorreu no plenário da Câmara Municipal, a convite do presidente do Legislativo, Lisandro Monteiro, sendo que local também ocorreu o lançamento do Programa Mais Genética.
Estiveram presentes representantes das associações rurais do município, a secretária Yara de Lourdes Souza Borges, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro), o chefe de Departamento de Agricultura, Marco Aurélio Alves de Souza e a presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável, Thais Ferreira Júlio; além dos vereadores Luiz Benedito de Paula e José Luiz das Graças, participaram da reunião. Também estava presente o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso, Ailton Rocha de Sillos.