CAMPO LIMPO

Paraíso participa da 15ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Agricultura | 13-08-2019 22:42 | 3867
Comemorações do Dia Nacional do Campo Limpo promete movimentar estudantes de toda a região
Comemorações do Dia Nacional do Campo Limpo promete movimentar estudantes de toda a região Foto: Arquivo

A celebração do Dia Nacional do Campo Limpo, em 18 de agosto, já reuniu cerca de um milhão de pessoas em todo o Brasil, desde sua primeira edição em 2005. Neste ano, quando o evento comemora seu 15º aniversário, a maioria das atividades acontecerá, excepcionalmente, no dia 16 de agosto, incluindo a cerimônia oficial, em Bebedouro (SP). Em São Sebastião do Paraíso a Central de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas, gerenciada pela Associação de Preservação Ambiental das Cooperativas e Associações dos Distribuidores de Produtos Fitossanitários do Sul e Sudoeste de Minas Gerais (Apacass), comemora sucesso do programa de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

Com o tema “Juntos, semeando o campo limpo”, a celebração reunirá os participantes do Sistema Campo Limpo que é responsável pelo desenvolvimento do programa de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas. Também haverá a participação dos membros das comunidades do entorno de unidades de recebimento de embalagens vazias para compartilhar os resultados e benefícios gerados pelo Sistema, que é referência no país e no mundo.

“As inúmeras atividades representam uma oportunidade para a comunidade conhecer o trabalho do Sistema Campo Limpo. Também contribuem para aumentar a conscientização e o envolvimento de todos em nosso programa, cada vez mais bem-sucedido em cuidar do meio ambiente e manter o campo limpo”, destaca João Cesar M. Rando, diretor-presidente do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), entidade gerenciadora do Sistema.

João César destaca a importância de comemorar as mais de 500 mil toneladas de embalagens vazias retiradas dos campos e destinadas de forma ambientalmente adequada, em 17 anos de operação, número que é um marco na trajetória do programa. A central de recebimento do município tem em sua programação o DNCL Portas Abertas, o DNCL. A programação com direito a visita de estudantes será realizada entre os dias15 a 23 de agosto quando ocorrerá a tradicional gincana.

A primeira atividade da programação acontecerá na Revenda Teia Agrícola, localizada a Rua Clemente Santana 965, em São Tomás de Aquino, na quinta-feira,15. A partir das 8 horas serão recepcionados estudantes universitários e professores, com presença de no mínimo 20 participantes para o desenvolvimento de ação com agricultores. Na sexta-feira,16, às 19h30, na sede da Apacass haverá encontro com estudantes universitários e professores da Faculdade de Agronomia.

Já no sábado,17, estão programados a realização de dois eventos. A partir das 8 horas haverá a visita dos alunos na sede da associação iniciativa que deverá ter a presença de pelo menos 30 estudantes. A unidade de Paraíso está localizada a Rua Urias Cruz, 160, no Parque Industrial II. No mesmo dia, a partir das 9 horas, na Praça Geraldo da Silva Maia, em Passos acontecerá a ação comunitária com expectativa de presença de ao menos 100 participantes e envolvimento da comunidade.

O encerramento da programação do Dia Nacional do Campo Limpo na Escola prevê a realização de uma gincana, no dia 23 de agosto a partir das 8 horas. O evento será na Escola Municipal Lindamar Martins Costa, em Piumhi. A expectativa é de que o evento reúna cerca de 80 participantes entre alunos e professores. Para mais informações, acesse inpev.org. br/dncl.

O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Desde então, cerca de um milhão de pessoas, de todo o país, já participaram das comemorações. A celebração da data é realizada pelas unidades de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV, seus associados fabricantes de defensivos agrícolas, entidades representativas do setor (Abag, Aenda, Andav, Andef, Aprosoja, CNA, OCB e Sindiveg), organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais.

 

Sobre o inpEV

Há 17 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processa-mento de Embalagens Vazias) atua como entidade gerenci-adora do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração. Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org. br, no Facebook, Youtube e Instagram.