FIBRA ÓTICA

Paraíso terá fibra ótica de ultravelocidade em 2020

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Tecnologia | 12-11-2019 19:55 | 5906
Iniciativa permitirá que até mesmo a empresas locais que aderirem ao projeto ofertem internet com marca e alta velocidade
Iniciativa permitirá que até mesmo a empresas locais que aderirem ao projeto ofertem internet com marca e alta velocidade Foto: Divulgação

São Sebastião do Paraíso está inserida na relação das mais de 40 cidades mineiras que em 2020 receberão a rede de banda larga de ultravelocidade. O anúncio da é da empresa Telefônica, que comanda as marcas Vivo e Terra, que irá franquear sua experiência e know How, através de uma franchising que possibilitará a oferta de vários serviços como uma internet de qualidade. Através de uma parceria com a American Tower o gruo retende impulsionar a expansão da banda larga alcançando 800 mil casas em várias regiões de Minas Gerais.

Além de Paraíso serão atendidas na região municípios como Passos, Guaxupé e Alfenas. A relação engloba outras cidades do mesmo porte espalhadas por todo o Estado, em suas diversas regiões. Hoje, a Vivo já oferece banda larga em 15 cidades no Estado: Betim e Contagem, na RMBH; Sete Lagoas, na região Central; Coronel Fabriciano; Ipatinga e Timóteo, no Vale do Aço; Governador Valadares, no Vale do Rio Doce; Pouso Alegre e Poços de Caldas, no Sul de Minas; Divinópolis, na região Centro-Oeste; Uberlândia e Uberaba, no Triângulo; Juiz de Fora e Varginha, na Zona da Mata; além da Capital.

Com o franqueamento da marca e experiência na expansão da banda larga por fibra será possível ofertar internet de qualidade a pequenas operações. A expectativa é de que a expansão da fibra ajude a diminuir a carga sobre as outras tecnologias de conexão como o 3G e o 4G. A iniciativa dará um novo impulso com o novo modelo de negócio adotado pela empresa.

Este novo modelo de negócio da Vivo é uma oportunidade para empresas e investidores que querem entrar neste mercado, como também para aqueles que já atuam como provedores, se beneficiarem da força da marca Terra, com escala da Telefônica, e qualidade da Vivo, além de toda nossa experiência na expansão da fibra, presente hoje em 154 cidades do País

A Telefônica, além da marca Terra conectada por Vivo Fibra, oferecerá aos franqueados uma série de processos ágeis, treinamentos gerenciais e técnicos, acesso a fornecedores habilitados com preços diferenciados, call center central único, topologia de rede garantindo estabilidade e escalabilidade, saída de Internet (circuitos IP e ponto de conexão com a rede da Telefônica para acesso à Internet), e 115 mil km de backbone nacional. O franqueado será responsável pelo desenvolvimento de toda infraestrutura de rede necessária, bem como a gestão da operação, incluindo vendas, atendimento e instalação.

Para se tornar um franqueado, o investidor passará por algumas etapas normais de um processo de franchising, como envio de propostas, simulações financeiras, testes de aptidão etc. O investimento mínimo é de R$ 2,5 milhões, com payback estimado em quatro anos, com Taxa Interna de Retorno de aproximadamente de 30%. O contrato tem 120 meses renováveis. O cronograma de expansão prevê cerca de 500 localidades para os próximos três anos. Juntos, os pequenos provedores de internet já são maiores do que qualquer grande operadora e correspondem a 31,5% de mercado.