Sergio Magalhães, de Interlagos
Sebastian Vettel e Charles Leclerc fecharam o primeiro dia de treinos livres para o GP do Brasil com os melhores tempos, em Interlagos.
Na sessão da manhã que começou debaixo de forte chuva, o tailandês Alex Albon foi o mais rápido antes de escapar da pista e bater com a sua Toro Rosso. Valtteri Bottas colocou a Mercedes em 2º com Sebastian Vettel em 3º. Mas o treino foi pouco representativo, apesar de as condições de pista terem melhorado no decorrer do período.
Já na sessão da tarde que é considerada a mais importante do dia, o treino começou com o céu bastante carregado, mas a ameaça de chuva não veio e as temperaturas ficaram na casa dos 19ºC ambiente e 24ºC no asfalto, condições ideais para que a melhor marca do dia ficasse abaixo do recorde oficial de Interlagos, 1min10s540, obtida por Valtteri Bottas no ano passado.
O treino foi bastante equilibrado e terminou com os três pilotos que brigam pela terceira posição no campeonato nas três primeiras posições com Vettel em primeiro seguido por Charles Leclerc e Max Verstappen.
Leclerc, porém, terá que pagar uma punição com a perda de dez posições no grid de largada para a corrida de domingo porque a Ferrari precisou trocar componentes do motor de seu carro.
Logo na abertura dos trabalhos da sessão vespertina, o polonês Robert Kubica perdeu o controle de sua Williams no final do S do Senna e foi parar na barreira de pneus, provocando a primeira bandeira vermelha do treino.
Assim que a pista foi liberada, Vettel fez 1min09s820 com os pneus macios, e na sequência cravou 1min09s217, marca que se manteve até o final da sessão.
A marca de Charles Leclerc, segundo colocado, foi apenas 0s021 pior que o tempo do companheiro de equipe, e Max Verstappen, 3º, foi apenas 0s134 mais lento.
Valtteri Bottas ficou em 4º com a Mercedes a 0s156 do tempo de Vettel, seguido pelo já hexacampeão, Lewis Hamilton, em 5º com a outra Mercedes, 0s223 atrás de Vettel.
Faltando menos de três minutos para o encerramento, o russo Daniil Kvyat escapou da pista causando a segunda bandeira vermelha que acabou determinando o fim do treino.
A surpresa desta tarde foi o sexto tempo de Kevin Magnussem, que colocou o problemático carro da Haas na 5ª posição, sendo o melhor do resto depois das três equipes que dominam a Fórmula 1.
Interlagos que amanheceu com muita chuva recebeu um bom público nesta sexta-feira, atípico para o primeiro dia de atividades do GP do Brasil, apesar de ser feriado nacional. A organização do GP anunciou que todos os ingressos já foram vendidos, o que deve garantir casa cheia na sequência da programação que tem amanha a terceira sessão de treinos livres a partir das 12h, com a classificação para o grid de largada começando às 15h.
A largada do 47º GP do Brasil de Fórmula 1 começa no domingo às 14h10, com transmissão ao vivo pela TV Globo e rádio BandNewsFM.