RESTABELECIDO

Abastecimento de água é restabelecido após rompimento de adutora da Copasa

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 17-01-2020 17:36 | 2586
Máquinas e trabalhadores foram utilizados para o restabelecimento do fornecimento de água que foi prejudicado devido ao rompimento de adutoras
Máquinas e trabalhadores foram utilizados para o restabelecimento do fornecimento de água que foi prejudicado devido ao rompimento de adutoras Foto: Divulgação

Moradores de boa parte de São Sebastião do Paraíso ficaram quase 24 horas desabastecidos da água fornecida pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), desde a tarde de quinta-feira,16. O problema, segundo a empresa, foi provocado pelas intensas e fortes chuvas registradas no meio de semana no município que fizeram com que duas adutoras se rompessem na região próxima ao bairro Jardim Itamarati.

“Foi preciso um trabalho intenso e conseguimos refazer a religação no início da tarde de sexta-feira”, informou Sérgio Luiz Rezende, diretor da Gerência Regional da empresa em Paraíso.

Com a falta de água nas torneiras desde a tarde de quinta-feira,16, moradores dos bairros atingidos correram para as redes sociais para reclamar e protestar contra os serviços da empresa. Conforme apurado pela reportagem o problema ocorreu com deslocamento de pelo menos três tubos por onde a água passa e é transportada desde os locais de captação até a estação de tratamento. “O problema ocorreu em um local de difícil acesso, numa área pantanosa onde os tubos desembolsaram”, explicou o diretor da Copasa.

Em comunicado oficial a Companhia esclareceu que o rompimento da adutora ocorreu em razão das fortes chuvas que caíram na região. Foram afetados o fornecimento aos bairros Alto Bela Vista, Cidade Nova, Cristo Rei, Jardim América, Jardim das Paineiras, Jardim Europa, Jardim Mediterranèe, Real Grandeza, São José, Verona e Vila Dalva, entre outros.

Segundo informações o sistema de bombeamento que funciona até às 22 horas foi mantido em funcionamento a noite toda para manter o abastecimento parcial da cidade. A empresa trabalhou durante o período com 60% de sua capacidade e ainda realizou manobras para que outras regiões não fossem mais afetadas.  

Para a manutenção na rede foi preciso a contratação de uma máquina escavadeira para ajudar nos serviços de reparos, já que o local onde ocorreu o rompimento da tubulação é uma área alagada. Logo pela manhã os funcionários fizeram o realinhamento dos tubos e refizeram a estrutura de apoio inicialmente com estrutura de madeira.

Posteriormente seriam colocados reforços com material metálico. A expectativa inicial era de que o fornecimento de água para a estação de tratamento seria restabelecido por volta das 16 horas. Já o abastecimento seria normalizado na manhã de sábado em todas as regiões afetadas.

No entanto, com a agilidade dos serviços a religação da rede aconteceu por volta das 13 horas quando o serviço voltou a funcionar a plena vazão. Com isso a Copasa informou que o abastecimento voltou mais cedo e toda a população seria normalmente atendida até o início da madrugada de sábado.