Aprovado
O vereador Vinício Scarano Pedroso a aprovação de projeto de lei de sua autoria, o que prevê a implantação do “seguro-garantia” na execução de contratos públicos de obras e fornecimento de bens e serviços. A medida permitirá que as contratações realizadas pelo município sejam efetivamente entregues dentro da qualidade, custo e prazos esperados. O vencedor do processo licitatório deverá apresentar o seguro-garantia cobrindo 100% do valor do contrato. A proposta prevê a aplicação no âmbito municipal de artigos já previstos na Lei Federal 8.666/93. Projeto foi enviada para sanção do prefeito.
Em ação
Nesta segunda-feira de carnaval não haverá sessão ordinária da Câmara de São Sebastião do Paraíso. Na quinta-feira, será realizada a primeira edição do Gabinete Itinerante de 2020, na região da Praça Abadia. No ano passado ocorreram 10 visitações aos bairros e pontos estratégicos da cidade que resultaram em 99 solicitações feias pelos moradores. Os eventos tiveram o registro oficial de pelo menos 310 pessoas que visitaram a tenda do Legislativo.
Audiência
Já na próxima sexta-feira, 28 de fevereiro, também na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso será realizada Audiência Pública de Prestação de Contas do Terceiro Quadrimestre de 2019, da Prefeitura. A apresentação dos investimentos e da arrecadação do Poder Público que visa dar transparência no uso do dinheiro público. O evento deverá ter transmissão ao vivo pela TV Câmara em redes sociais.
Pausa
Nesta pausa de carnaval, última semana antes do encerramento de fevereiro, muita gente já começa a olhar o calendário político eleitoral e a prestar mais atenção na contagem regressiva para outubro que vai ficando cada vez mais perto. Não demora mais sete dias vão ficar faltando apenas sete meses para o dia da votação e a tendência a partir de agora é tudo ocorrer de forma mais rápida. Vem aí a fase de definição de quem é quem com as pré-convenções e ainda será possível observar muitos balões de ensaio com nomes de possíveis pré-candidatos sendo lançados.
Prazos
E considerando o calendário de março, será a partir do dia 5, último dia para o Tribunal Superior Eleitoral publicar as instruções relativas às eleições 2020. Também nesta data até 3 de abril é o prazo em que se considera justa causa a mudança de partido pelos detentores do cargo de vereador para concorrer a eleição majoritária ou proporcional. É também quando acontece a famosa dança das cadeiras, com cada um procurando se acomodar partidariamente conforme as conveniências do momento.
Pacificação
Em pleno carnaval um grupo de jovens de São Sebastião do Paraíso, ligado a igreja católica está rumando para o Distrito de Guardinha, com o firme propósito de realizar um trabalho com a juventude, mas também extensivo aos demais membros das famílias. A intenção é de evangelizar e tentar levar um pouco de alegria à comunidade que sofre com a falta de alternativas de lazer. Os acontecimentos de semanas atrás com duas mortes deixou muita gente chocada. Paralelo ao evento religioso haverá pelo menos uma noite de folia carnavalesca, que é a forma que outras pessoas acreditam que se possa levar alguma diversão para aquela população tão sofrida.
Desconto
A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso está chamando a atenção de calouros paraisenses, estudantes que ingressam em faculdades a partir deste ano. O órgão comunica que o Município tem convênio com as maiores faculdades da região, para descontos que vão de 10% a 40% na mensalidade. A medida atende aos estudantes que farão cursos de graduação ou pós-graduação presencial ou mesmo o chamado Ensino à Distância (EAD). A recomendação é para que o aluno faça uma verificação junto a instituição onde estuda ou na própria secretaria para saber se a faculdade onde está matriculada tem o desconto oferecido para o seu curso.
Furnas
Várias lideranças políticas da região estão mobilizadas em relação ao baixo nível das águas do lago de Furnas. Senadores, deputados federais, estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais lideranças estão fazendo barulho com a questão. A mobilização continua e já estão previstas grandes movimentações nos dias 4 , 7 e 13 de março em diferentes locais.
Bastou
São algumas as hipóteses para os baixos volumes no reservatório de Furnas, e há quem fale que águas estão sendo desviadas para outros destinos. Também existe a opinião que se trata de ganância em “faturar” mesmo com as consequências danosas que afetam municípios e quem investiu na área de turismo. Mas bastaram os primeiros pronunciamentos, já foi possível perceber a elevação de 75% no volume da represa em alguns locais já nesta semana. Coincidência a parte, a situação poderia estar bem melhor do que encontra-se porque chuva não tem faltado.