Mulheres
Alguns eventos estão programados para ocorrerem nestes dias em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, tradicionalmente celebrado em 8 de março. Ainda neste sábado, dia 7 de março, a partir das 7 da manhã em frente ao Ambulatório Municipal haverá programação especial com várias atrações como rua de lazer, aula de zumba e bazar. Também haverá exames, consultas médicas, orientações e atividades. Já na segunda-feira,9, no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho, acontece mais um Encontro de Mulheres Produtoras, a partir das 8 da manhã, com palestras, sorteio de brindes e muitas novidades.
Meio ambiente
Vereadores e integrantes da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente se reuniram no início da semana para falar sobre a tramitação do projeto de lei que pretende destinar recursos ao Aterro Sanitário Municipal. A proposta do chefe do Executivo visa desafetar da característica de uso institucional e alienar imóvel público no loteamento Jardim Diamantina, avaliado em R$ 1,3 milhão. A verba, conforme justifica, será usada para a construção de uma plataforma emergencial.
Consulta
A Câmara Municipal realizou consulta sobre a questão no Tribunal de Contas do Estado e aguarda posiciona-mento, uma vez que há jurisprudências divergentes. A secretária de Meio Ambiente, Yara Borges, informou que a escolha por esse terreno público é motivado pelo interesse na compra e frisou a necessidade de construção da nova plataforma para destinação dos resíduos sólidos. A secretária também disse que faria consulta técnica similar sobre a legalidade da proposta e se comprometeu a procurar alternativas para solucionar o mais breve possível a situação do aterro.
Impedimento
A tendência, conforme apurou esta coluna, é a Câmara não aprovar o projeto. Vereadores, com base em parecer da Procuradoria Jurídica da Casa, apontaram possíveis impedimentos legais para alienação (venda), do referido terreno porque ele não pode receber outra destinação além da institucional. Vereadores também se disseram surpresos com a alegada necessidade de plataforma emergencial, de vez que o município insistiu em ver aprovado o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável, pelo qual o município paraisense se habilitou receber resíduos de vários municípios na região,
De rua
A situação de moradores de rua, que tem tomado conta de algumas praças da cidade, e já motivou matérias chamando a atenção para o sério problema, aqui pelo Jornal do Sudoeste, continua chamando a atenção da população e causando repercussão nas redes sociais. Somente nesta semana foram pelo menos dois relatos de destaque apontado para os abusos e excessos no caso de assédio a mulheres, inclusive com crianças.
Agravando-se
Mais grave ainda foi uma situação registrada na noite de quinta-feira (5/3), quando em um entrevero entre eles quase que uma destas pessoas teria sido vítima de um “colega” que tentou atear fogo no companheiro nas imediações da Praça Abadia. Não fosse a intervenção de quem passava pelo local, seria mais uma grave ocorrência policial. Escapou ontem, mas é caso típico de tragédia anunciada. Reunião neste sentido ocorreu na Prefeitura, mas aguarda-se questões práticas para a questão.
Consciência Política
Diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participaram na tarde de quinta-feira,5, de reunião para tratar do Programa Constituição em Miúdos, que foi implantado ano passado por meio de Lei Municipal. Em 2019, o conteúdo foi trabalhado com os alunos do oitavo ano. Já neste ano será desenvolvido no 5º e 8º anos do Ensino Fundamental.
Direitos e deveres
O objetivo é ensinar sobre a Constituição Federal e abordar temas como eleições, direitos e deveres do cidadão, para a construção de uma nova consciência política para a juventude. A idealizadora do projeto que já foi implantado em muitos municípios do Estado é a educadora Madu Macedo, de Pouso Alegre.
Protocolo
Médicos da Rede Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso participaram no meio de semana do curso sobre as Diretrizes do Novo Modelo de Financiamento da Atenção Básica. No entanto, o encontro dos profissionais da saúde também tratou-se a respeito do protocolo de manejo para casos suspeitos de Coronavírus. A abordagem foi em relação aos casos suspeitos, as variações no tipo de transmissão da doença. O alerta continua para os profissionais que atuam nas “portas de entrada” da saúde, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos e atendentes.
Para votar
Na quarta-feira,4, em reunião conjunta da Comissão de Finanças e de Educação, projeto de trabalho dos professores foi finalizado e poderá ir para plenário na próxima sessão, já nesta segunda-feira,9. O vereador Vinício Scarano Pedroso afirma que houve um trabalho intenso para que seja garantido em lei tudo que o professor tem direito. Ele agradeceu a colaboração dos pares que juntamente com a equipe do sindicato dos servidores, ajudaram a formatar a proposição. A categoria reivindica há mais de 10 anos que seja concedido 1/3 da carga horária a ser cumprida pelos professores para o planejamento de aulas e capacitação, como já acontece com profissionais da educação do Estado.