REAJUSTE

Servidor municipal aprova o reajuste de 5% e auxílio alimentação de 4,10%

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 15-03-2020 21:21 | 1025
Após realização de assembleia da categoria projeto será  encaminhado do Executivo para análise e aprovação da Câmara
Após realização de assembleia da categoria projeto será encaminhado do Executivo para análise e aprovação da Câmara Foto: Divulgação

Servidores públicos municipais de São Sebastião do Paraíso aprovaram em assembleia realizada durante a semana, a proposta de 5% de reajuste salarial mais 4,10% de reajuste do auxílio alimentação para a categoria. O acordo foi costurado durante reuniões entre representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sempre) e a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso. A expectativa é de que a partir desta segunda-feira,16, projeto de lei neste sentido comece a tramitar na Câmara Municipal.

As negociações entre o sindicato da categoria e a Prefeitura foram iniciadas no final do ano passado. Foi em 29 de novembro que os representantes do órgão sindical protocolaram, um dia após a realização da Assembleia Geral, a pauta de reivindicações, com 26 itens. Apesar dos encontros mensais da equipe do sindicato e representantes da administração o assunto reajuste salarial começou a ser debatido mesmo no início deste ano.

O presidente do SEMPRE, Rildo Domingos da Silva já havia justificado que a pauta teve origem nas reivindicações apresentadas durante as reuniões setoriais realizadas com vários segmentos da administração. "Procuramos ouvir os mais diversos setores que apresentaram sugestões e propostas que foram transformados em itens importantes, muitos deles continuam em negociação", explica o sindicalista. A pedida inicial dos servidores era de reajuste salarial de 6,5% e a categoria pedia mais 3,5% de ganho real, o que totalizava 10%.

De acordo com Rildo não houve acordo nos valores negociados e pleiteados pelos trabalhadores. "Temos três indicadores e pela média dos últimos 12 meses daria 13,90%. No entanto, nos foi ofertado 4,71% e fechamos em 5%, índice que é maior do que os 4,71% aplicado sobre o salário mínimo. Também tivemos mais 4,10% de reajuste do auxílio alimentação", acrescenta. O dirigente sindical aponta que os demais itens continuam sendo negociados. "Tivemos uma reunião nesta quinta-feira quando foi tratado do reajuste do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) e teremos outra na semana que vem quando esperamos concluiremos esta parte", completa.

Rildo cita que desde 2009 raramente os valores foram atualizados e o valor pago ficava abaixo da média. Ainda foi pleiteado em separado o aumento da aplicação do reajuste do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O tema será pauta do próximo encontro semana que vem quando as partes deverão apresentar argumentos e embasamentos. "Vamos aguardar os resultados antes que outras medidas sejam tomadas", assegura. Também continua sendo debatida a confecção do novo estatuto da Guarda Municipal e do Magistério.

"O prefeito ficou de enviar a proposta para o Legislativo o quanto antes", disse. Se aprovado, o reajuste será retroativo a fevereiro de 2020 quando ocorre a data base da categoria.