CURTAS EDIÇÃO 2392

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 28-03-2020 19:24 | 759
Foto: Reprodução

Divulgação
O Governo de Minas Gerais que já havia feito alterações na forma e horário de divulgação de casos de coronavírus no Estado apresentou na sexta-feira (27/3), mais um ingrediente. Segundo o informe anunciado às 11 da manhã que apontava a existência de 21.691 casos suspeitos e 189 confirmados, a novidade é em relação aos óbitos que até na quinta-feira estavam zerados. Desde então informa que são 28 óbitos em investigação em Minas, 5 casos de mortes já descartados e nenhum confirmado até o momento. A justificativa é de que todos os casos aguardam a realização de exames laboratoriais e levantamento de informações clínicas e epidemiológicas.

Lavação
Também nesta semana a Prefeitura de Paraíso passou a promover a lavagem de algumas praças além de alguns locais públicos como portas da Unidade de Pronto Atendimento e também da Santa Casa. Com bastante água lançada a partir de um caminhão pipa, também é utilizado um jato de alta pressão, com cloro e detergente. O objetivo é reforçar a limpeza dos locais, evitando a contaminação pelo vírus Covid-19. Detalhe observado pelo menos nos primeiros dias da limpeza é que os funcionários não utilizavam roupas ou equipamentos especiais como nas demais cidades onde é feito o mesmo tipo de serviço. A lavação ocorre diariamente em diferentes pontos da cidade.

Sem transportes
Com a ordem para que as pessoas fiquem em casa os governos estaduais inclusive o de Minas Gerais, adotaram medidas impedindo o trânsito de ônibus interestaduais em seus respectivos territórios. Como Paraíso está na divisa com o estado de São Paulo, os reflexos já são sentidos em várias linhas e rotas, nas ligações com Franca, Ribeirão Preto, Campinas e a própria capital paulista. Isso sem contar linhas que vão até Mato Grosso. A ordem é para evitar a circulação de pessoas e de se promover aglomerações, ficar em casa, até que esta onda de pandemia passe ou que se tenha uma contraordem.

Isolamento
Enquanto alguns se esforçam para se manterem visíveis em tempos de pandemias, alguns políticos estão levando a sério a proposta do isolamento social. Desde a semana passada alguns nomes e rostos de personagens políticos deixaram de ser vistos até mesmo nas redes sociais pelo resguardo e cumprimento às normas.

10 Anos
A Arena João Mambrini completou nesta quinta-feira (26/3), 10 anos de sua inauguração. Algo a ser lembrado e comemorado, pois, sem dúvida, é um dos maiores e melhores ginásios poliesportivos do interior brasileiro, e que já foi palco para eventos até internacionais. A intenção é torná-lo, de fato, um centro olímpico, conforme popularmente é chamado. Mais que isso, o ex-deputado Carlos Melles afirma que, se depender dele, a Arena será transformada em um Centro Mineiro de Excelência Esportiva, expandindo-se em seu entorno.

Proteção
Graças ao empenho do deputado federal Emidinho Madeira junto à Anvisa, órgãos, entidades públicas e privadas poderão produzir protetor facial para impressão 3D, para distribuição gratuita aos hospitais. O que irá ajudar no projeto idealizado pelo Neurocirurgião, professor da UNIFAL e UNIFENAS, médico Renato Ortolani Marcondes de Castro, que desenvolveu máscara que protege área maior do rosto e prolonga durabilidade de outras máscaras usadas, no intuito de colaborar com o governo para maior segurança dos profissionais que estão combatendo o Novo Coronavírus (COVID 19).

Fake News
Primeiro foram informações de que haviam pacientes confirmados internados na Santa Casa da cidade com coronavírus. Depois, surgiu um áudio, informando que um senhor contaminado teria contaminado várias outras pessoas no atendimento de uma operadora de plano de saúde da cidade, desmentido. Por último o uso de uma arte da Prefeitura, alardeando falsamente um grande número de casos da doença existentes na cidade. Certamente tem uma ou mais pessoas brincando com algo tão sério até aqui sem qualquer punição. Mas suas postagens estão sendo trilhadas. Tomara, se apure logo.

Crime
É sempre bom ter isso em mente: a produção e o compartilhamento de notícias falsas e boatos é crime no Brasil e as penas para esses crimes podem chegar a quase três anos. São crimes previstos e tipificados pelo Código Penal e pelo Código Eleitoral. O crime abrange não só quem produz, mas quem também reproduz.

Valorizados
A paralisação de caminhoneiros, registrada há dois anos, gerou polêmicas, prós e contras. Neste instante a classe dos caminhoneiros está sendo bastante valorizada por algumas lideranças. O afago em parte é porque ouviram-se rumores de que representantes da categoria poderiam aderir ao fique em casa e desta forma ocasionaria mais uma crise, a do desabas-tecimento. A ordem imediata veio no sentido de que se valorize a classe e conceda os benefícios que forem possíveis neste momento para evitar assim que a situação se agrave.