CURTAS EDIÇÃO 2395

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 07-04-2020 22:46 | 690
Foto: Reprodução

Adiamento
O assunto Eleições 2020 que antes estava fora de questão agora já está sendo tratado como passível de adiamento de outubro para dezembro. A proposta já vem sendo tema de conversações entre os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme revelou Luís Roberto Barroso, ministro que assume a corte em maio. A discussão entrou em pauta devido à pandemia do novo coronavírus. A decisão sobre manter ou não a data das eleições deve ser tomada entre o fim de maio e o início de junho. A ministra Rosa Webber também convocou reunião para tratar do tema. Na análise dos ministros, caso adiamento se faça necessário, o mais provável é que o limite para uma nova data seja dentro do mês de dezembro.

Aposentou
O ex-vereador Antônio César Picirillo, o Toninho Picirillo, negou que irá disputar as eleições deste ano caso elas aconteçam. Ele confirmou sim que continua desenvolvendo seus trabalhos sociais com as quais tem forte identidade, sempre contando com a ajuda de vários colaboradores, em favor das pessoas menos favorecidas. Além do almoço da providência, Toninho realiza serviços comunitários como limpeza de praças e pintura de guias e sarjetas de algumas ruas em diferentes bairros da cidade. Segundo ele a intenção é servir ao próximo e atender a comunidade com os recursos que são possíveis.

Prorrogação
Enquanto em São Sebastião do Paraíso o Decreto nº5565 que estabelece o estado de calamidade pública municipal, em decorrência da pandemia do coronavírus, segue em vigor e com validade inicial até 20 de abril, em várias cidades da região a mesma determinação já está sendo prorrogada. O detalhe é que a validade estipulada por vários prefeitos foi de 15 dias podendo ser prorrogados por igual período. Por esta razão muitas prefeituras fizeram desde o último final de semana a publicação de novos decretos prorrogando o prazo.

Interdição
Como a situação na cidade segue sob controle, e tomara assim continue, por enquanto, a pressão pela flexibilização do regime de quarentena e isolamento social tende a aumentar. É possível que mais atividades sejam liberadas nos próximos dias. Mas não tem faltado são queixas e críticas sobre aglomerações em estabelecimentos bancários e alguns comerciais. A Prefeitura montou um esquema para acompanhamento, que inclui fiscais, guardas municipais e apoio de policiais militares. E até interdição foi necessário.

Teimosia
Segundo informações, mais de uma centena de casos foram notificados, detalhamento que o Jornal do Sudoeste oportunamente irá divulgar. Há, no entanto alguns casos que chamam a atenção, como o proprietário de uma lanchonete. Fiscais numa primeira visita lhe informaram que não poderia servir produtos no interior de seu estabelecimento, ao que ele concordou. Depois de atenderem outro caso, numa segunda passada, verificaram que as mesas estavam novamente postas. Nova advertência e o proprietário afirmou que iria retira-las. Depois de algum tempo fiscais foram conferir, e havia número ainda maior de mesas e clientes. O estabelecimento foi interditado.

Em casa
Há também o relato dando conta que o proprietário de bar fechou as portas do estabelecimento. Mas a situação ficou mais complicada, porque os clientes foram para o interior da residência dele, expondo seus familiares a possível contágio.

Flexibilização

Autoridades do setor de  saúde sinalizam com a proposta de flexibilização da quarentena, liberando do isolamento aqueles que estão fora do grupo de risco e que também não fazem parte do grupo de serviços essenciais. As liberações deverão ocorrer respeitando as características de cada cidade e região, cruzando dados com os índices de contágio e estrutura de atendimento. O detalhe é que a medida passa a ser adotada no momento em que o risco de transmissão está em seu pico.

Em casa
Em tempos de pandemia a questão do remédio em casa está de volta e com decisão da magistratura. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) decidiu manter a liminar que autoriza farmácias a realizarem entrega em domicílio de medicamento popular. Segundo decisão da justiça, a entrega em domicílio é coerente com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a proteção de idosos e doentes durante a pandemia de coronavírus. 

Saúde e Segurança
O Governo de Minas Gerais informa que os servidores das áreas da Saúde e da Segurança Pública receberão o pagamento integral de seus salários nesta quinta-feira, dia 9. O pagamento será possível devido a um grande esforço do Estado em seu fluxo de caixa e contempla profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus nos 853 municípios mineiros. Divulgou ainda que em razão da queda de arrecadação ocasionada pela pandemia, ainda não é possível anunciar a escala de pagamento de todos os servidores. Esse anúncio será feito tão logo seja possível.

Comprovante
Com o aumento da demanda por serviços a distância, dadas as restrições de circulação de pessoas no momento atual, a Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE) anunciou a adoção de uma nova funcionalidade do Sistema Elo, para evitar que os eleitores precisem se dirigir aos cartórios eleitorais para comprovar o pagamento de multas eleitorais. A partir de agora, o cidadão que pagou uma multa está dispensado da obrigatoriedade de apresentar o comprovante junto ao cartório. A Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento de débitos eleitorais pode ser emitida pelo Portal do TSE, sem sair de casa. A comprovação do pagamento se dará de forma automática, até 48 horas após o recolhimento. O cartório eleitoral acessará as informações sobre a quitação da multa e a registrará no cadastro.