PROFISSIONAIS

Nosso aplauso a esses profissionais tão essenciais, em momento tão difícil

Por: Sebastião Tadeu Ribeiro | Categoria: Cidades | 18-04-2020 23:24 | 2602
Coveiros e auxiliares recebem jatos de líquido para eliminar possível contaminação no equipamento de segurança utilizado, quando de sepultamentos em casos suspeitos de morte por Covid 19
Coveiros e auxiliares recebem jatos de líquido para eliminar possível contaminação no equipamento de segurança utilizado, quando de sepultamentos em casos suspeitos de morte por Covid 19 Foto: Reprodução

Nesta triste e preocupante época de pandemia do Covid - 19, precisamos sem dúvida nenhuma, todos os seguimentos da sociedade a nível mundial, vangloriar, elogiar e valorizar os profissionais da área de Saúde e demais profissionais de grande importância que também prestam relevantes serviços na fase terminal ou final, quando o ser humano chega a óbito.

Dignos de reconhecimento, todos os profissionais que atuam nos chamados Postinhos de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento, Santa Casa de Misericórdia, laboratórios de análises, farmácias, enfim, todos aqueles que compõem o sistema de atendimento público ou particular. Oportunamente lhes faremos agradecimento especial.

Nunca podemos nos esquecer de valorizar, e muito, coveiros, zeladores, pessoal da administração e também os agentes funerários.

Por este mais do que justo motivo, o "JS" foi ao Cemitério Municipal da Saudade de São Sebastião do Paraíso para colher informações do encarregado, Jeferson Braghini, para saber dele quais são as devidas precauções e proteção que a Prefeitura de Paraíso está prestando aos profissionais que trabalham na naquela necrópole, principalmente nos momentos que há sepultamento de pessoas com suspeita, ou se por acaso com causa morte pela contaminação do Covid - 19. 

Jeferson Braghini informou e mostrou através de fotos, comprovando que estão sendo utilizadas as devidas proteções no momento em que acontecem os sepultamentos de pessoas em que há suspeitas por contaminação.  Destacou principalmente os coveiros e auxiliares, que referidos profissionais usam macacão exclusivo para neutralizar contaminação, máscaras , protetor facial com viseira, um par de luvas cirúrgica e outra luva amarela por cima da outra para oferecer maior proteção e botas de borracha.

Garante o encarregado, que quando o corpo do óbito suspeito do Covid - 19 chega ao cemitério, antes de tirar o caixão de dentro do carro funerário os próprios coveiros portando uma bomba costal de dedetização repleta de uma solução, mistura de água com cloro , já antes de tirar o caixão de dentro do carro funerário fazem o serviço de descontaminação da urna.

Depois, conforme explica Jeferson, colocam a urna dentro do carrinho para conduzir imediatamente e sem velório para o sepultamento. Depois do sepultamento o coveiro e seu auxiliar são descontaminados com jatos de água misturado com cloro 5% , desinfetam as ferramentas usadas no sepultamento e depois tiram o macacão, viseiras, luvas, botas, e jogam todos equipamentos dentro de uma caixa d"água de 250 litros com mistura de água e cloro.

Depois de 30 minutos, ou mais, o equipamento de segurança é retirado da caixa d"água e colocado em um varal ao sol para secar, e ser reutilizado quando necessário for. As máscaras são descartáveis, disse Jeferson.

O encarregado do Cemitério Municipal de São Sebastião do Paraíso, em agradecimento pelo empenho e coragem de seus companheiros de trabalho, fez questão de mencionar o nome e suas funções no trabalho. Também não esqueceu do trabalho eficiente da Guarda Civil Municipal, que ajuda na segurança e controle de números de pessoas que vão a velórios e sepultamentos, evitando assim, acúmulo e aglomerações de pessoas para evitar possível contaminação com o corona-vírus.

Nome e função de funcionários que trabalham no Cemitério Municipal da Saudade de Paraíso: Encarregado, Jeferson Braghini, secretária Valquíria Aparecida Rádio de Melo. Coveiros: Rubens de Souza Ferreira e Carlos Roberto de Melo.

Auxiliares e substituto em caso de folga dos Coveiros: Geneilton Cintra Paiva e Moisés Donizete de Souza. Zeladoras , Célia Maria da Silva Pena e Fátima Aparecida Rodrigues de Lima.