ACISSP

Flexibilização segura pode diminuir o impacto econômico do comércio

Por: Redação | Categoria: Cidades | 27-04-2020 17:06 | 815
Foto: Reprodução

Devido à disseminação da pandemia coronavírus, em meados do mês passado os comerciantes de bens e serviços se viram obrigados a suspender as suas atividades, evitando o risco da contaminação própria, da equipe, da família e dos clientes.

Essa mudança de rotina causou um caos sem precedentes em diversos países. Em São Sebastião do Paraíso, algumas empresas já encerraram as suas atividades, dispensaram equipes e vários empresários estão sem renda suficiente para se sustentar.

Com a flexibilização do funcionamento de algumas atividades empresariais, especialmente, para manutenção dos serviços essenciais, nem toda população observou os cuidados que o momento ainda exige, principalmente o distanciamento pessoal mínimo de 1,5 metro e a higienização frequente das mãos.

No último dia 23 foi publicado o decreto municipal nº 5594 que, dentre outras exigências, em conformidade com a lei estadual nº 23.636/2020, passou a exigir o uso de máscaras por toda e qualquer pessoa para circular nas vias públicas do Município, sob pena de multa de R$188,91 para pessoas físicas e de até R$18.891,00, se o desrespeito às regras for cometido por empresários, conforme o porte da empresa.

O mesmo decreto passou a flexibilizar o atendimento pessoal de algumas categorias, como academias, clínicas de estética, barbearias, salões de beleza, manicures, pedicures, restaurantes, bares, lanchonetes etc., desde que cumpram todas as exigências previstas na norma, dentre elas, limites de horário de início e encerramento, redução da recepção de clientes para até 30% da capacidade máxima de pessoas, disponibilização de local e material para higienização das mãos também pelos clientes, ventilação do ambiente, manutenção da distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas, limpeza geral do ambientes e objetos depois de cada cliente e a cada três horas etc.

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso – ACISSP está orientando os empresários a desenvolver suas atividades seguindo as exigências legais, para proteção própria, da família, equipes e clientes. Orienta, também, sobre a importância das estratégias comerciais para atraírem clientes, oferecendo novidades, através de campanhas promocionais, ampliação do uso das redes sociais e demais canais de comunicação.

Para promover as compras locais, a ACISSP desenvolveu um novo sistema de divulgação gratuita e vendas à distância, um aplicativo que não precisa ser instalado e poderá ser acessado pela população a todo tempo para conferir as promoções das lojas, com foto e condição especial, pesquisar as lojas por produto ou por categoria, ter acesso às suas redes sociais, site, localização GPS, telefone e WhatsApp.

Está previsto o lançamento da novidade já para a próxima semana. Os comerciantes de bens e serviços interessados em divulgar gratuitamente as suas empresas devem solicitar seu cadastro pelo e-mail negocios@acissp.com.br.

Para mais informações sobre as ações anticrise, atualização diárias dos números de casos no país, orientações comerciais, legislação etc., acesse o site www.acissp.com.br e clique em “Enfrentando a crise coronavírus”.

Para se manter atualizado, além do ambiente anticrise, os empresários devem seguir as redes sociais da entidade, acessar o site ou ligar no 3539-4400.