CURTAS EDIÇÃO 2400

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 29-04-2020 15:11 | 624
Foto: Reprodução

Questionaram
Em transmissão feita ao vivo no início da noite de segunda-feira (27/4), através rede social, os vereadores Lisandro Monteiro, presidente, e Marcelo de Morais apresentaram resultado de laudo feito pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), de Belo Horizonte, no qual consta que uma senhora de idosa que faleceu no dia 12 deste mês em São Sebastião do Paraíso, não teria sido causado por Covid-19, conforme divulgado em boletim pela prefeitura no dia 16.. O caso vem sendo tratado como o “único óbito confirmado” no município.

Cobraram explicações
Marcelo Morais e Lisando Monteiro cobraram explicações da administração municipal, e a cobrança repercutiu junto à opinião pública, não apenas em postagens, mas em conversas, colocando em dúvida se realmente a causa da morte da idosa, foi ou não provocada por coronavírus. Ainda na noite de segunda-feira em nota distribuída a prefeitura reafirmou que não havia dúvida sobre o laudo apresentado pelo Laboratório Hermes Pardini, de Ribeirão Preto, onde o material coletado na paciente teria sido testado positivo para a doença, conforme anunciado.

Reafirmaram
Ontem (28/4), no horário em que costumeiramente são divulgados dados atualizados, estavam presentes o prefeito Walker Américo, o infectologista José Carlos Costa Júnior que presta serviço ao município, o diretor técnico da Santa Casa, médico Luciano Constantini e o secretário municipal de Saúde Wandilson Bícego. Eles prestaram esclarecimentos sobre o caso, e reafirmaram o que havia sido dito anteriormente: a paciente foi vítima de Covid.

Documentos
O médico José Carlos Costa Júnior ressaltou que os profissionais da Saúde foram capacitados e a equipe segue protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde. Por sua vez, o também médico Luciano Constantini disse que há documentos que respaldam o resultado divulgado, lembrando que o diagnóstico não é feito apenas com um exame isolado, mas levando em conta todo um procedimento, por uma equipe. Segundo ele, a família da idosa foi informada sobre os resultados divergentes, e também existe documento da Superintendência Regional de Saúde, também confirmando a positividade.

Câmara Municipal
Conforme anunciado pelo presidente Lisandro Monteiro, a Câmara de São Sebastião do Paraíso deve retornar às sessões ordinárias na próxima segunda-feira (4/5). Suspensas desde meados de março (dia 23), por medida de precaução quanto à pandemia, as reuniões serão transmitidas pela TV Câmara ao vivo,  através de redes sociais. Ainda com um pé atrás com o coronarírus, o presidente Lisandro decidiu que não será permitida a presença do público à sala de reuniões.

Meia ajuda
O governador Romeu Zema lançou, nesta terça-feira (28/4), o programa “Protege Minas”, que visa garantir Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissionais de Saúde que trabalham na linha frente contra a Covid-19 no estado. O programa permite que municípios mineiros e hospitais filantrópicos que estejam com dificuldades para adquirir os materiais obtenham os equipamentos diretamente com o Executivo estadual a preço de custo, podendo chegar à redução de até 50% no valor de alguns produtos.

Nevrálgicos
Em alguns locais o trânsito de veículos continua atravancado em Paraíso. Problema crônico, que além de emperrar o tráfego, é causa de perigo, porque condutores acabam se arriscando na travessia. Um desses pontos é na avenida Oliveira Rezende, principalmente quem segue da Praça da Saudade em direção a rua Pinto Ribeiro, e, mais adiante, para quem desce pela rua Tiradentes, pretende fazer conversão na Oliveira Rezende, ou, mesmo seguir em frente.

Aleluia ...
O Departamento de Obras iniciou nesta semana, serviço que vinha sendo cobrado há alguns tempo, ou seja a limpeza no entorno e no leito de canalização do Córrego Coolapa, onde o mato havia tomado conta, e cresceram até mesmo arbustos. Moradores solicitaram por diversas vezes  a limpeza, aliás desde administrações municipais anteriores, conforme publicado em edições o Jornal do Sudoeste.

“Nova normalidade”
Falando ontem em entrevista coletiva remota, o governador Romeu Zema disse que a reabertura do comércio em Minas Gerais neste período de pandemia, será uma “volta à uma nova normalidade”, e não uma “volta à normalidade”, e não uma volta à rotina antes do Covid-19. Segundo o governador sobre o atendimento, “há um colchjão de segurança, com apenas 4% dos leitos ocupados com suspeitos ou portadores de coronavírus”, e “Minas pode ir conduzindo esta reativação (do comércio) segura.