CURTAS EDIÇÃO 2402

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 06-05-2020 07:28 | 795
Foto: Reprodução

De novo
Mais uma vez vereadores denunciaram o descarte irregular de esgoto em São Sebastião do Paraíso. Desta vez, próximo a um trecho da avenida Delfim Moreira, local de difícil acesso por onde passa o Córrego Carrapatinho. Pelo menos duas ações já tramitam contra a Copasa no fórum da comarca  pela não-prestação de serviços adequados à população e, fazendo o papel de fiscais, vereadores não têm deixado passar batido.

Máscara
Ao que parece, o uso de máscaras em São Sebastião do Paraíso para evitar a contaminação pelo coronavírus não passa de um ornamento. Não são raros os casos de pessoas transitando pela cidade, principalmente em regiões periféricas sem máscaras ou o usando de maneira inadequada. Só o fato de carrega-las não protege o cidadão de se contaminar pela doença.

Falando em corona
Um novo caso de coronavírus foi registrado em Paraíso, acumulando assim três confirmações, além de um óbito ocasionado por complicações da doença. Os números parecem não assustar mais a população, que não muito raro, tem se aglomerado principalmente na região central da cidade ou marcando encontros para postarem status no Instagram. Além dos riscos que isso representa, é também uma falta de civilidade com aqueles que estão fazendo de tudo para respeitar as determinações dos órgãos de Saúde. É importante que a população se conscientize e mantenha o isolamento social, saindo de casa somente se estritamente necessário.

Na região...
Segundo últimos balanços divulgados pelas prefeituras da região, em São Tomás de Aquino já são 55 casos suspeitos, entre eles duas confirmações (um caso mais um óbito); em Itamogi, já são 16 casos suspeitos notificados; em Monte Santo de Minas, são 66 casos notificados e em Jacuí 20 casos.

Fora de época
Somente em abril, o Corpo de Bombeiros registrou em Paraíso mais de 40 casos de incêndio, parte deles em lotes vagos. A corporação pede a conscientização da população em não atear fogo nesses locais, uma vez que a grande preocupação do Pelotão é relação às chamadas simultâneas para atendimentos. Ou seja, bombeiros são chamados para atender ocorrências, ao mesmo tempo, nos mais diversos locais. Sabe-se que a equipe é pequena e que é preciso escolher no momento da chamada o caso de maior prioridade para ser atendido.

Errata
Nesta coluna, na edição 2401, foi veiculada a informação de que o vereador Vinício Scarano teria ido para o partido Solidariedade, o que não ocorreu. O vereador era do partido mencionado e migrou para o partido Cidadania, pelo qual ele não descarta a possibilidade de concorrer a cadeira para Prefeito.

Prazo final
Termina nesta quarta-feira (6) o prazo para o eleitor regularizar a situação com a Justiça Eleitoral e votar nas Eleições Municipais de 2020. Para evitar aglomerações, por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), a regularização está sendo feita somente por meio eletrônico. Por meio de atendimento remoto é possível solicitar alistamento (primeira via do título), mudança de município (transferência), alteração de dados pessoais, alteração de local de votação por justificada necessidade de facilitação de mobilidade e revisão para a regularização de inscrição cancelada.

Repeteco
O presidente Jair Bolsonaro tem perdido a compostura. Vez por outra a parecer menino birrento, e com frequência atirando farpas à imprensa como um todo. Ontem em meio à entrevista, por mais de uma vez mandou repórter “calar a boca”. Cena semelhante foi vista em 1983 durante o governo militar, quando o general Newton Cruz, descontrolado como Bolsonaro agora, se irritou com jornalistas. Para ficar igualzinho a Newton Cruz, Bolsonaro só faltou empurrar o repórter, e exigir que ainda lhe fosse pedido desculpas.

Dia sim, noutro também...
Se o presidente tem sido bombardeado, exaustivamente, por órgãos de comunicação, pelos quais não esconde sua antipatia também, isso não o credencia a destratar profissionais, generalizando. Seria interessante alguém lembra-lo que ele é presidente de todos os brasileiros, e são mais que enfadonhos, seus destemperos. Pulso firme é uma coisa, e é preciso, mas arranjar enguiço um dia sim, noutro também, não é aconselhável em termos de governabilidade.