Cemitério
Por conta da pandemia, visita ao Cemitério da Saudade, em Paraíso, neste sábado (9/5) e domingo (10/5) Dia das Mães, conforme divulgado pela Secretaria de Obras da Prefeitura, terá regras a serem observadas. O horário será das 7 às 18 horas. A entrada será pela rua Maestro Joaquim Souto, em frente ao Albergue Noturno. O uso de máscara é obrigatório, e a recomendação é para não serem evitadas aglomerações, e que as visitas sejam breves, guardando-se também, distanciamento social.
Não será permitido
Ainda de acordo com o comunicado não será permitido montagem de barracas para comércio nas imediações, como tradicionalmente acontece. Não haverá missa, e a Capela de Velório será exclusiva para esta finalidade, com entrada controlada, conforme tem sido nos últimos dias.
Acordo
Depois de reuniões preliminares nas últimas semanas para dar diretrizes e alinhavar o assunto, na manhã de sexta-feira (8/5) foi assinado Termo de Ajuste de Cooperação entre Prefeitura, Câmara Municipal e Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso, visando oferecer melhor prestação de serviço de saúde pública através do SUS no município.
Consultas e cirurgias
Proposto e conduzido pela promotora Manuella de Oliveira Nunes Maranhão Ayres Ferreira, da 5.ª Promotoria de Justiça da comarca, o Termo de Acordo é direcionado para garantir o atendimento a consultas eletivas e cirurgias de média e alta complexidade pela Santa Casa. Há uma grande demanda reprimida, pacientes aguardando em filas de espera, em alguns especialidades, há anos. E as queixas pedindo providências tem sido recorrentes na Promotoria, conforme salientou doutora Manuella.
Pré-candidatos
O empresário Claudio Lauria (administrador de empresas), e o advogado Antônio Carlos Pelucio, que em quarto mandato preside a 41.ª Subseção da OAB em Paraíso, confirmaram ao Jornal do Sudoeste intenção em disputar a Prefeitura paraisense nas eleições, a princípio previstas para outubro. Estão filiados ao Partido Social Liberal (PSL), e no início da semana se avistaram com o deputado federal Charlles Evangelista, presidente do diretório regional do PSL em Minas Gerais.
Falta de cuidados
Apesar dos reiterados alertas do setor de Vigilância em Saúde em São Sebastião do Paraíso, parte da população não tem seguido recomendações, de modo a evitar focos de propagação de mosquitos transmissores de dengue. Enquanto alguns preocupam-se em colocar máscara, desinfetar mãos e calçados, quintais e terrenos e interiores de residências continuam com materiais que acumulam água. E conforme tem sido falado, um pouquinho só e suficiente para se tornar criadouro. E a consequência é preocupante.
“Bate as botas”
Por conta do desmazelo, e em prédios e áreas de responsabilidade do município isto também ocorre, os casos de dengue em Paraíso tem crescido. Conforme divulgado pela Vigilância em Saúde já foram confirmados 63 casos da doença. Se não for cuidada, a doença mata, o infetado “bate as botas”.
Máscaras
A prefeitura de Paraíso divulgou que partir da próxima segunda-feira (11/5), irá distribuir máscaras às famílias de baixa renda que não têm condições de adquirir o Epi. A entrega deve acontecer junto às cestas básicas àquelas pessoas que vivem situação de vulnerabilidade, em Paraíso e Guardinha. Conforme decreto municipal, o uso é obrigatório, “por questão de segurança”, conforme explica o prefeito Walkinho.