SÃO TOMÁS DE AQUINO

UNED fará seu 2º Vestibular

MEMÓRIA AQUINENSE - Jornal de aniversário Julho de 2006
Por: Selma Braia | Categoria: Cidades | 06-05-2020 18:48 | 568
Alunos da Escola Agrotécnica
Alunos da Escola Agrotécnica Foto: Reprodução

Em fevereiro de 2006 iniciaram-se em São Tomás de Aquino as atividades do curso técnico em agricultura, um convênio pioneiro em todo o país - primeira unidade de uma Escola Federal cujo mantenedor é o Poder Público Municipal. Trata-se da Unidade de Ensino Descentralizada de São Tomás da Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho.

O Jornal do Sudoeste entrevistou a coordenadora Iara da Silveira Silva Ferreira, o professor Marcio Maltarolli Quida e o coordenador técnico José Henrique Carvalho Pimenta sobre os projetos desenvolvidos pela Escola.

JS - Como funciona o curso?
Iara - O curso Técnico em Agricultura funciona em período integral na modalidade pós médio para quem já concluiu ou está em conclusão do Ensino Médio Noturno. Neste período os alunos têm aulas teóricas desenvolvem projetos no campo, têm aula de informática e realizam viagens técnicas.

JS - Quando acontecerá o vestibular para o ingresso da segunda turma?
Iara - As inscrições estarão abertas ate o dia 14 de julho e o vestibular será realizado no dia 15 de julho na escola Municipal de São Tomas de Aquino às 8 horas. Excepcionalmente para este vestibular serão aceitas inscrições de alunos que estiverem no 2º ano do Ensino Médio. Já recebemos inscrições de candidatos dos municípios de São Sebastião do Paraíso, Itamogi, Jacui, Itirapuã, Rio Pardo (norte de Minas) Lavras, além de São Tomás.

JS - Que projetos agrícolas estão sendo realizados?
Prof. Marcio - Até o momento foram implantadas as Unidades Educativas de Produção:

Agricultura I, com cultivo em ambiente protegido, produção de mudas e olericultura em sistema convencional. Agricultura II, com culturas anuais com feijão da seca com uma colheita de 1400 Kg/ha e milho para silagem com 20 t/ha e Agricultura III com viveiro de mudas dimensionada para a produção de 360 mil mudas de café, Destes, 300 mil são resultantes de um convênio com a Cooparaiso.

JS - E as perspectivas para o futuro?
José Henrique - Em novembro serão realizados experimentos com 12 culturas anuais e a implantação de 3 ha no sistema plantio direto para milho safra. No final do ano será criada a agricultura III, com as culturas perenes (de vários ciclos) com 2 ha de café em sistema adensado, semiadensado e tradicional com culturas intercalares e também o plantio de 2 ha de frutíferas de clima temperado e tropical onde a maior parte desta área será direcionada para a citricultura.

No máximo em dois meses a Escola contará com o sistema de irrigação para a horta e para viveiro de mudas de café, compostagem e minhocário.

A sala de computação tem sido procurada com interesse pelos alunos com a instalação dos 11 computadores, uma razão a mais de motivação dentro dos objetivos da UNED.

Iara Silveira Ferreira, coordenadora da Escola e Luiz Reiz de Carvalho, conselho da Escola
Professor Marcio Maltarolli Quida
Coordenador Técnico José Henrique Carvalho Pimenta