Dois menores foram apreendidos em São Sebastião do Paraíso, após, na noite de segunda-feira (11/5), terem sido pegos em flagrante ateando fogo em um lote vago no Jardim Rosentina.
Bombeiros foram acionados para combater o incêndio e no local as chamas já haviam atingido vegetação de uma área de preservação permanente entre os bairros Jardim Canadá e Loteamento Rosentina.
O incêndio provocado foi de grandes proporções atingindo inclusive as matas nativas de um curso de água. Foram queimadas uma área de aproximadamente três mil metros quadrados e gastos 15 mil litros de água para a extinção dos focos de incêndio.
Segundo informações de moradores o incêndio foi um ato criminoso e testemunhas identificaram dois rapazes em uma bicicleta ateando fogo na mata, sendo que seguiram logo após sentido o bairro São Judas Tadeu.
A Polícia Militar foi acionada e em rastreamento conseguiu identificar dois suspeitos, de 16 e 14 anos. Eles portavam no bolso de uma blusa um isqueiro, sendo que ambos confessaram o crime e alegaram também que fizeram por “diversão”.
A guarnição de Bombeiros demorou cerca de 2h30 em trabalho intenso para conseguir conter os focos de incêndio, sendo que a vegetação já se encontrava seca e os bairros circunvizinhos foram tomados pela fumaça e cinzas.
Os menores foram conduzidos pela Guarnição Policial acompanhados de seus pais para registro da ocorrência na delegacia de Polícia Civil.
NOVAS CHAMADAS
Focos de incêndio têm sido registrados diariamente. Na manhã desta terça-feira (12/5), bombeiros atenderam ocorrência no Jardim Diamantina de grande proporção, quando as chamas consumiam a vegetação e tinham atingido também um pasto. No decorrer da operação a central do 2.º Grupamento do Corpo de Bombeiros recebeu nova chamada, informando que havia chamas em residência no Jardim Planalto.
Uma guarnição se deslocou para aquele local, e constatou que o fogo se iniciou no teto, mas felizmente, de pequena proporção e foi controlado.
Conforme assessoria de comunicação do 2º Pelotão de Bombeiros Militar, já foram registrados último mês de abril 46 ocorrências de incêndios em geral e no mês de maio até esta data (12/5) já foram registradas 31 ocorrências de incêndio em geral.
O Corpo de Bombeiros de São Sebastião do Paraíso esclarece que “prematuramente estamos no período de estiagem, e há aumento significativo de ocorrências de incêndios tanto no perímetro urbano como na zona rural, afetando também as margens das rodovias, com risco de acidentes devido acúmulo de fumaça; e os incêndios ocorrem na maior parte das vezes, por ação humana”.
Conforme destaca os bombeiro, causar incêndio é crime, previsto em leis, e os autores respondem pelos seus atos, prejuízos e danos causados.