A agência de São Sebastião do Paraíso da CEF (Caixa Econômica Federal) está entre 2.213 agências do banco em todo o Brasil que vão abrir neste sábado, dia 30 de maio. O atendimento acontecerá no período das 8h às 12h, para atendimento aos beneficiários do auxílio emergencial que receberam a primeira parcela até 30 de abril, nascidos em janeiro e que queiram fazer o saque em espécie do benefício. A partir desta data, também será possível a transferência do benefício para contas da Caixa ou de outros bancos.
Em época de pandemia, o auxílio emergencial está sendo pago a trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados. Antes de ir a uma agência, a Caixa orienta aos clientes para que eles façam a consulta as unidades que estarão abertas em sua localidade. Desde o dia 20 de maio, foi creditado em 31 milhões de contas o pagamento da segunda parcela, totalizando R$ 20,3 bilhões.
Na sexta-feira,29, ocorre o fim dos escalonamentos definidos para pagamento da segunda parcela aos beneficiários do auxílio emergencial que integram o Bolsa Família, contemplando 9,5 milhões de pessoas, e para o pagamento da primeira parcela aos 8,3 milhões que ainda não tinham recebido o recurso, totalizando R$ 5,3 bilhões. Segundo a Caixa, mesmo após o encerramento desses prazos, os valores do auxílio continuarão disponíveis para recebimento.
HORÁRIO DE CHEGADA
A Caixa reforça que não é preciso madrugar nas filas. Todas as pessoas que chegarem às agências durante o horário de funcionamento, das 8h às 12h, serão atendidas. Elas vão receber senhas e, mesmo com as unidades fechando às 12h, o atendimento continua até o último cliente. O banco informou ainda que fechou parceria com 1.190 prefeituras em todo o país para reforçar a organização das filas e manter o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas.
Em São Sebastião do Paraíso da parceria com a Prefeitura foram montadas tendas e colocadas cadeiras na Praça Comendador José Honório, em frente a igreja Matriz São Sebastião. A iniciativa implantada há cerca de um mês evita aglomerações e exposição das pessoas nas filas. A medida também oferece maior conforto aos clientes que passaram a aguardar pelo atendimento de maneira mais confortável, sentados e abrigados com a cobertura das tendas.
De acordo com a Caixa, a triagem nas filas foi reforçada, de forma que aqueles que não estão na data respectiva de pagamento em espécie não permaneçam no local. "Realmente era humilhante a gente ficar nas filas daquele jeito de antes. Agora melhorou bastante", diz o auxiliar de serviços gerais Juliano dos Reis que está desempregado. "Eu vim aqui por necessidade, preferia ter meu emprego ou ter um trabalho e não depender desta situação", comenta a diarista Ana Maria Rosa Pereira. Sobre a estrutura montada na praça ela afirma que "ficou boa, podiam ter colocado desde o começo", finaliza.
MOVIMENTAÇÕES
O beneficiário não precisa de sacrifício ou auxílio para transações ou dinheiro. O aplicativo CAIXA Tem a possibilidade de o cidadão fazer transferências bancárias e ainda pagar contas, como água, luz e telefone, por exemplo. Além disso, o aplicativo disponibiliza gratuitamente o cartão de débito virtual da CAIXA. Com ele, é possível fazer compras pela internet, aplicativos e sites de qualquer um dos credenciados. O cartão também é aceito nas máquinas autorizadas com capacidade de cartão virtual de débito.
Para utilizá-lo, o beneficiário precisa gerá-lo. Para isso, o primeiro passo é atualizar o Caixa Tem. Depois, entre no aplicativo e acesse o ícone Cartão de Débito Virtual. Ele é o último da tela inicial. Feito isso, o usuário pode digitar uma senha. Em seguida, aparecerá os seguintes dados: nome do cidadão, número e validade do cartão, além do código de segurança. Ao lado do código, é preciso clicar em "gerar". Pronto. O cartão está disponível. O código de segurança vale para uma compra ou por alguns minutos. Para realizar uma nova compra, é necessário gerar um novo código. Até a última segunda-feira ,25, foram movimentados R $ 719,2 milhões pelo cartão de débito virtual da CEF.