XEQUE MATE

Daiana vice campeã Brasileira do JEBs

Por: Redação | Categoria: Esporte | 12-10-2000 22:22 | 681
Enxadrista paraisense Daiana Aparecida dos Santos
Enxadrista paraisense Daiana Aparecida dos Santos Foto: Reprodução

A enxadrista paraisense Daiana Aparecida dos Santos, 15 anos,  tornou-se vice-campeã brasileira dos Jogos Escolares Brasileiros - JEBs. A fase final da competição ocorreu em Campinas/SP, de 31/10 a 4/11. A paraisense Daiana havia vencido a 1ª fase realizada em Belo Horizonte há 3 semanas e agora obteve a vaga para o Sulamericano, que acontecerá em Lima, no Peru, no período de 19 a 26 deste mês, jogando um match-desempate contra Talita Almeida (Pará), já que ambas haviam dividido o 2º lugar. No desempate a enxadrista mineira venceu por 2 a 0 e ficou com a vaga.

Na fase final, a Daina venceu 3 partidas, empatou 1 (contra a campeã do torneio) e perdeu outra. O técnico da enxadrista foi Danilo Epitácio e as despesas custeadas pelo INDESP, órgão ligado ao Ministério dos Esportes.

Daiana é estudante da E. E. Clóvis Salgado. Treina no Ouro Verde Tênis Clube e tem como professores Danilo Epitácio e Gérson Peres Batista. É também a atual campeã mineira (e mais jovem de todos os tempos) - título conquistado em agosto.

Daiana era a única representante de Minas Gerais que havia se classificado para o Sulamericano, dentre todas as modalidades participantes. O outro representante mineiro nos jogos, Ricardo Castro (de Ipatinga), terminou em 3º lugar e não conseguiu a vaga.

Festival Nacional da Juventude
Os paraisenses Danilo Epitácio (categoria Juvenil) e Daiana Santos disputaram na sede do Clube de Xadrez de São Paulo (o maior e mais antigo clube enxadrístico do país - está para completar 100 anos de existência) este importante evento de nível nacional.

Ambos os jogadores representaram o Ouro Verde Tênis Clube e tiveram excelente atuação: Danilo foi vice-campeão e Daiana ficou em 3º lugar, em suas respectivas categorias.

I Aberto de Mococa
A Escola Estadual Oscar Villares, em Mococa sedia hoje o I Aberto de Xadrez, Seis rodadas definirão o vencedor, sendo o torneio disputado pelo sistema de emparceiramento Suiço com Ritmo de jogo: 21 minutos para cada jogador. Arbitragem: Gérson Peres Batista (São Sebastião Paraíso/MG). Premiação será de troféus e medalhas para os melhores colocados em ada categoria