São Sebastião do Paraíso iniciou a semana com a confirmação de mais um caso de coronavírus registrado pela Secretaria Municipal de Saúde. O anúncio foi feito durante balanço apresentado pelo prefeito Walker Américo Oliveira, o secretário de Saúde, Wandilson Aparecido Bícego e a coordenadora de Vigilância em Saúde, Daniela Cortez. O município está com 14 casos confirmados da doença. “Precisamos do apoio da população, do contrário vamos ter de retroceder nas medidas de flexibilização”, destacou o prefeito.
O anúncio desta segunda-feira,8, confirma a tendência de alta dos casos do coronavírus na cidade. Desde o início do mês já foram quatro novos casos. Na semana passada foram registradas notificações confirmadas de casos da doença durante três dias seguidos. Segundo o boletim, Paraíso está com 450 notificações e tem 61 casos monitorados, além de 54 casos descartados.
Quanto à taxa de ocupação de leitos hospitalares, na enfermaria são seis pacientes, o que representa 12,76%, enquanto que na UTI são dois pacientes o que representa 10%. Das seis pessoas que estavam na enfermaria, três são moradores em Paraíso e outros três de município da microrregião. Já os dois internados na UTI ambos são de Paraíso. Conforme divulgado, existe ainda um óbito em investigação na cidade.
Sobre a cobrança para que ocorra maior rigor na fiscalização da população e no comércio em geral, o prefeito Walker Américo salientou que depende da consciência de cada um. “Não adianta fiscalizar se cada um não fizer a sua parte, não contribuir, nós não vamos conseguir vencer esta guerra”, avalia. Ele acrescentou que é preocupante o crescimento de casos de coronavírus registrado na cidade. “Assusta o aumento de casos, mas não depende só da Prefeitura. Que cada um faça sua parte”.
PESQUISA
O prefeito anunciou que esteve em companhia do secretário de Saúde do município participando de reunião na manhã desta segunda-feira, em Passos. “Estávamos com representantes de 27 municípios da região quando foram debatidas as situações inerentes à doença na região e no estado”. Ele declarou que será feita uma pesquisa com realização de testes rápidos para ser traçado um perfil da situação na região. Entre os paraisenses deverão ser avaliadas aleatoriamente cerca de 300 a 400 pessoas.
O levantamento, segundo prefeito acontecerá a partir de 2 de julho. “As pessoas, serão sorteadas e os bairros também. Não serão divulgados os nomes das pessoas, mas será um trabalho importante para direcionarmos as ações”, concluiu.