CORONAVÍRUS

Cenário do Covid-19 em Paraíso: 15 casos confirmados e 455 notificados

Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 09-06-2020 17:22 | 1836
Foto: Reprodução

São Sebastião do Paraíso tem 15 casos confirmados de Covid-19 e 455 casos notificados. Os números foram divulgados pela Vigilância em Saúde em boletim epidemiológico desta terça-feira (9/6), que somente nesta semana já apontou dois novos casos da doença.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde, a expectativa é que casos comecem a aumentar a partir de agora. O secretário Wandilson Bícego pede apoio da população, sobretudo no que diz respeito em evitar aglomerações e sair de casa sem necessidade.

De acordo com os números, 62 casos estão atualmente sendo monitorados. Dos casos confirmados, 15 testaram positivos, dos quais seis foram por meio de exames laboratoriais e nove por meio dos testes rápidos. Atualmente, um óbito está sendo investigado, tendo o corpo sido sepultado respeitando o protocolo do Ministério da Saúde. Ainda, conforme os números, 54 casos foram descartados.

Em relação à taxa de ocupação de leitos destinados pacientes com suspeita da Covid-19, na enfermaria são seis, o que representa 10,63%, enquanto que na UTI são dois pacientes o que representa 10%. Das seis pessoas que estavam na enfermaria, quatro são moradores em Paraíso e o outro de município da microrregião. Já os dois internados na UTI ambos são de Paraíso.

Em Minas Gerais, segundo último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), foram confirmados no Estado 16.102 casos da Covid-19, dos quais 8.340 estão sendo acompanhados e 7.363 já se recuperaram. Informou ainda que 399 óbitos já foram confirmados.

COBRANÇAS
Em transmissão realizada na tarde de segunda-feira (8/6), prefeito e secretário de Saúde responderam a diversos questionamentos da população. Entre as principais cobranças está à fiscalização e possibilidade de serem multadas pessoas que estão desrespeitando o isolamento social.

Walkinho destacou que o município por enquanto não está aplicando multas, mas recorrerá à medidam se necessário for e que, também intensificará a fiscalização, com um trabalho conjunto envolvendo a Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, tendo em vista feriados próximos e, também, a situação da Covid no município.

“Não adianta fiscalizar se cada um não fizer a sua parte, não contribuir, nós não vamos conseguir vencer esta guerra. A situação é preocupante, pedimos que ninguém fique andando à toa na rua. Tivemos reunião com representantes da Saúde de Minas e, infelizmente, a notícia não é boa. Temos que ter um cuidado redobrado com a nossa população. Nossa equipe está a postos para cuidar de vocês, mas precisamos que vocês nos ajudem a cuidar de todos”.

Walkinho anunciou ainda que será realizada em São Sebastião do Paraíso uma pesquisa para verificar a questão da Covid-19 na região. Devem ser testadas, de acordo com ele, entre 300 a 400 pessoas em Paraíso. Diante do cenário que for encontrado, serão traçadas novas medidas. O levantamento, segundo prefeito, acontecerá a partir de 2 de julho. “As pessoas, serão sorteadas e os bairros também. Não serão divulgados os nomes das pessoas, mas será um trabalho importante para direcionarmos as ações”, concluiu.