CURTAS EDIÇÃO 2412

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 10-06-2020 10:03 | 547
Foto: Reprodução

Agindo
Ladrões arrastadores de veículos continuam agindo em terras paraisenses. De domingo até nesta terça, só que esta coluna tomou conhecimento foram três furtos. Domingo um automóvel Uno, que acabou sendo abandonado na zona rural. Segunda-feira uma motocicleta, e nesta terça um automóvel, sendo que o modelo não foi informado.

Demissões
O assunto demissões de funcionários contratados da administração municipal tem sido a principal tônica dos assuntos debatidos na Câmara de Paraíso. Foi na semana passada e novamente, segunda (8/6). Não faltaram pronunciamentos acalorados a respeito. A Prefeitura alega que as dispensas ocorreram com o término de todas as fases do Concurso Público e que fará o chamamento após a homologação. No entanto ventilou-se a possível contratação de uma empresa terceirizada que futuramente poderá realocar as pessoas dispensadas.

Convocação
A secretária municipal de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, convocada para prestar esclarecimentos sobre a dispensa de servidores, não compareceu. Além de nova convocação de Maria Ermínia, a Câmara também convocou o secretário de Planejamento e Gestão, Pedro Ivo de Vasconcelos Junior. E pelo que foi dito, o não comparecimento poderá ensejar medidas severas.

Prático
Depois de tantos discursos, posicionamentos, declarações e outros blá, blá, blá o presidente da Câmara, Lisandro Monteiro, bem ao seu estilo deu fim a sessão ordinária de segunda, depois de quase duas horas de duração. Antes, porém, ele subiu em sua cadeira e dirigindo-se a imagem de Cristo na Cruz, pediu perdão, referindo-se ao prefeito, dizendo que ele não sabe o que faz.

Bolo
Na sessão anterior, Lisandro também chamou a atenção à sua maneira. Desde o início havia diante dele na mesa diretora um bolo retangular. Defendendo o argumento de que a Prefeitura para economizar dinheiro, deveria rever seus critérios, Lisandro exemplificou na prática seu pensamento. Cortou primeiramente uma lasquinha do bolo e disparou que “pouco valia”, não seria justo dispensar apenas servidores com pequenos salários. E, em seguida fez mais dois generosos grandes cortes. “É preciso dispensar os de altos salários”, afirmou.

Reafirma
Quanto à pauta, Lisandro reafirmou que nenhum projeto será votado enquanto o prefeito não receber os vereadores e uma comissão de funcionários para tentar reverter a questão. Mas conforme afirmou o vereador Vinício Scarano, lhe foi dito na Prefeitura não se pretende mais falar sobre a dispensa dos servidores.

Na rabeira
E São Sebastião do Paraíso vai ficando na rabeira para as obras da MG-050 anunciadas ano passado e ditas por alguns que poderiam ser iniciadas até mesmo naquele ano. Passados seis meses de 2020, nenhum sinal. Enquanto isso, em Itaú de Minas e Passos já foram concluídos os novos trevos de acesso às cidades. Em Piumhi acontecem obras de duplicações e novamente Passos duplicação no acesso ao aeroporto. Paraíso tem ficado na rabeira,  a não ser que alguma novidade, alguma prosinha boa aconteça nos próximos meses.

Eleições 2020
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, e o vice-presidente da Corte, Luiz Edson Fachin, reuniram-se no início desta semana com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, para discutir a realização das eleições municipais em meio à pandemia do coronavírus. O ministro relatou ter conversado com especialistas e que há consenso médico sobre a necessidade do adiamento do pleito por algumas semanas.

Todavia
No entanto, o ministro Luís Roberto deixou claro que a definição da data é “uma decisão política”. Até aqui a proposta de adiar as eleições para 2021 vem sendo descartada.  As datas do pleito serão definidas pelo Congresso, uma vez que o dia da eleição está previsto na Constituição – primeiro domingo de outubro –, e, para alterá-lo, é necessária emenda constitucional.

Bolsa Merenda
Apenas 19% das 500 famílias contempladas com o Bolsa Merenda de São Sebastião do Paraíso retiraram o benefício. O anúncio foi divulgado pela Superintendência de Segurança Alimentar Nutricional. Na região cerca de 70% dos contemplados não acessaram o programa. O Bolsa Merenda é um auxílio de R$ 50 pago mensalmente pelo Governo do Estado aos alunos cuja as famílias possuem inscrição no CadÚnico e que fazem parte da extrema pobreza. De Paraíso foram 97 famílias que já receberam o pagamento do auxílio.

Aftosa
A tradicional campanha de imunização contra a febre aftosa prossegue até o fim deste mês. Diante do enfrentamento da covid-19, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e responsável pela gestão da vacinação no estado, prorrogou o prazo para até 30 de junho. A campanha busca preservar a sanidade dos rebanhos e manter o compromisso com a economia do estado. Bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser vacinados nesta primeira etapa, que está sendo realizada desde 1º de maio.