CORPUS CHRISTI

Procissões e tapetes são dispensados nas celebrações do Corpus Christi

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 10-06-2020 10:13 | 1405
Procissão de Corpus Christi sobre tapetes era uma tradição que se mantinha há vários anos em Paraíso
Procissão de Corpus Christi sobre tapetes era uma tradição que se mantinha há vários anos em Paraíso Foto: Sara Fidelis

Em tempos de pandemia, mais uma celebração da Igreja Católica, desta vez o Corpus Christi, desta quinta-feira,11, será lembrado de maneira diferente do que os fiéis estão acostumados. Tendo em vista as situações de isolamento e também de distanciamento social seguidas pela igreja a procissão e também os enfeites das ruas com os tradicionais tapetes foram dispensados. Em São Sebastião do Paraíso a maioria das paróquias promoverá a passagem do Santíssimo Sacramento pelas ruas dos bairros e a missa será transmitida por emissora de rádio e redes sociais.

Devido aos efeitos da COVID-19 as várias celebrações e festividades promovidas pela igreja católica estão sendo adaptadas para atender aos fiéis neste momento de distanciamento social. Além de celebrações tradicionais como as da Semana Santa e o Tríduo Pascoal, como exemplo, outras atividades e ações estão sendo reprogramadas.

Em junho são realizadas as tradicionais festas juninas em honra a Santo Antônio, São João e São Pedro, onde as partes festivas estão canceladas. Eventos como almoços, ações entre amigos que são considerados momentos de confraternização nas comunidades foram reorganizadas apenas para a distribuição de alimentos e cada família fica em suas casas.

Para o Corpus Christi desta quinta-feira,11 de junho, a igreja já organizou um roteiro para que as famílias possam participar de casa da celebração. A recomendação é para que os fiéis acompanhem a missa pelos meios de comunicação, que serão transmitidas pelo rádio, internet, TV ou redes sociais. "A Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo nos faz experimentar, de forma mística e concreta, o mistério da entrega de Jesus. O Senhor alimentou seu povo com a flor, o trigo e com mel do rochedo o saciou! Comer da carne e beber do sangue de Cristo na Eucaristia significa assumir sua vida, doada por amor até a cruz na solidariedade com os irmãos. Alimentar-se continuamente de Jesus leva ao compromisso com a vida digna de todos, na busca de saciar a fome de justiça", diz o texto do material distribuído.

A confecção dos tapetes pelas ruas e no trajeto onde Jesus Eucarístico irá passar também foi descartado, devido a decisão de se evitar aglomerações. A produção do material mobilizava em outros anos pessoas ligadas a igreja, integrantes dos mais diversos movimentos que se organizavam durante todo o dia para a produção no caminho a ser percorrido horas mais tarde pelo padre, religiosos e a comunidade em procissão.

Na Matriz de Nossa Senhora de Sion, o roteiro já está sendo amplamente divulgado, com a recomendação de que as famílias aguardem a passagem do carro andor na porta de suas casas. Conforme anunciado não é uma carreata. O percurso sairá da igreja a partir das 9h. A mesma situação ocorrerá na Matriz São José, só que no período da tarde, às 15 horas. "Não teremos carreata", frisa o padre Marcelo Nascimento dos Santos. Ele ressalta que as pessoas podem enfeitar as janelas de suas casas.

Na paróquia São Judas a movimentação será pela manhã com celebração de missa. Em seguida haverá carreata pelas ruas do bairro que se deslocará até a Capela de Nossa Senhora do Rosário, onde haverá a benção dos carros e dos motoristas. Nas paróquias de São Sebastião e Nossa Senhora da Abadia não foram divulgadas a programação para esta data.

Neste ano Santíssimo Sacramento percorrerá ruas da paróquia não em procissão, mas em carro andor