Em tempos de pandemia, mais uma celebração da Igreja Católica, desta vez o Corpus Christi, desta quinta-feira,11, será lembrado de maneira diferente do que os fiéis estão acostumados. Tendo em vista as situações de isolamento e também de distanciamento social seguidas pela igreja a procissão e também os enfeites das ruas com os tradicionais tapetes foram dispensados. Em São Sebastião do Paraíso a maioria das paróquias promoverá a passagem do Santíssimo Sacramento pelas ruas dos bairros e a missa será transmitida por emissora de rádio e redes sociais.
Devido aos efeitos da COVID-19 as várias celebrações e festividades promovidas pela igreja católica estão sendo adaptadas para atender aos fiéis neste momento de distanciamento social. Além de celebrações tradicionais como as da Semana Santa e o Tríduo Pascoal, como exemplo, outras atividades e ações estão sendo reprogramadas.
Em junho são realizadas as tradicionais festas juninas em honra a Santo Antônio, São João e São Pedro, onde as partes festivas estão canceladas. Eventos como almoços, ações entre amigos que são considerados momentos de confraternização nas comunidades foram reorganizadas apenas para a distribuição de alimentos e cada família fica em suas casas.
Para o Corpus Christi desta quinta-feira,11 de junho, a igreja já organizou um roteiro para que as famílias possam participar de casa da celebração. A recomendação é para que os fiéis acompanhem a missa pelos meios de comunicação, que serão transmitidas pelo rádio, internet, TV ou redes sociais. "A Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo nos faz experimentar, de forma mística e concreta, o mistério da entrega de Jesus. O Senhor alimentou seu povo com a flor, o trigo e com mel do rochedo o saciou! Comer da carne e beber do sangue de Cristo na Eucaristia significa assumir sua vida, doada por amor até a cruz na solidariedade com os irmãos. Alimentar-se continuamente de Jesus leva ao compromisso com a vida digna de todos, na busca de saciar a fome de justiça", diz o texto do material distribuído.
A confecção dos tapetes pelas ruas e no trajeto onde Jesus Eucarístico irá passar também foi descartado, devido a decisão de se evitar aglomerações. A produção do material mobilizava em outros anos pessoas ligadas a igreja, integrantes dos mais diversos movimentos que se organizavam durante todo o dia para a produção no caminho a ser percorrido horas mais tarde pelo padre, religiosos e a comunidade em procissão.
Na Matriz de Nossa Senhora de Sion, o roteiro já está sendo amplamente divulgado, com a recomendação de que as famílias aguardem a passagem do carro andor na porta de suas casas. Conforme anunciado não é uma carreata. O percurso sairá da igreja a partir das 9h. A mesma situação ocorrerá na Matriz São José, só que no período da tarde, às 15 horas. "Não teremos carreata", frisa o padre Marcelo Nascimento dos Santos. Ele ressalta que as pessoas podem enfeitar as janelas de suas casas.
Na paróquia São Judas a movimentação será pela manhã com celebração de missa. Em seguida haverá carreata pelas ruas do bairro que se deslocará até a Capela de Nossa Senhora do Rosário, onde haverá a benção dos carros e dos motoristas. Nas paróquias de São Sebastião e Nossa Senhora da Abadia não foram divulgadas a programação para esta data.