ACISSP

Campanha "Abrace a Força de Minas" visa incentivar empresário em meio à crise do coronavírus

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 06-06-2020 14:57 | 538
Foto: Reprodução

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) lançou a campanha "Abrace a Força de Minas", com o objetivo de mostrar para os empreendedores mineiros a força que eles têm para enfrentar mais este momento de crise e motivar a população a acolher os empresários com gestos de empatia. Em Paraíso, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços (Acissp), tem há 15 dias trabalhado para promover a causa no município.

Conforme ressalta o presidente das Associações Comerciais do Estado, Valmir Rodrigues, "estamos reunindo as principais lideranças do empreendedorismo no Estado para uma ação única que levará uma mensagem de otimismo para os empresários mineiros". 

A campanha se baseia em duas palavras: "força" e "abraço". Por meio delas se percorre um pouco do que é a trajetória empreendedora mineira e se destacam também as características culturais do nosso povo, pois o mineiro é essencialmente batalhador e receptivo.

Segundo dados do Sebrae, Minas Gerais tem 2 milhões de pequenos negócios, sendo que, destes, 700 mil são microempresas e 42 mil são pequenas empresas. Unidas às médias e grandes, elas são a base da atividade econômica e, de maneira geral, já sentem os impactos da pandemia com queda de lucro e demissões, por exemplo.

De acordo com o presidente da Acissp, Ailton Rocha de Sillos "o momento requer estímulo e pensamento positivo. Os empresários movimentam a economia dos municípios, gerando riqueza e qualidade de vida para toda população. Agora, que estão com dificuldade, é o momento da população lhes dar força e ânimo para seguirem em frente, enfrentando duros desafios".

A campanha pretende gerar a sensação de pertencimento pela população em relação aos negócios locais, criando uma rede de cuidado comunitário. A proposta é que a comunidade faça vídeos em locais que frequenta explicando por que aquele negócio é tão importante para ela, expressando o carinho que tem por cada empresa e pelas pessoas nelas envolvidas. Espera-se que esses vídeos viralizem nas redes sociais.

O lançamento da campanha "Abrace a força de Minas" foi transmitido pela TV Federaminas de forma remota e contou com a palestra de Geraldo Rufino, que se identificou com a iniciativa. Toda a diretoria da entidade e vários presidentes das Associações Comerciais prestigiaram esse momento. Rufino começou como catador de latas na periferia de São Paulo e fez suas primeiras investidas como empreendedor aos oito anos. Quebrou seis vezes, mas nunca se desesperou com esses episódios, pelo contrário, sempre olhou para todas essas experiências como algo extremamente positivo e enriquecedor.

Fundador da JR Diesel, a maior empresa da América Latina em reciclagem e desmontagem de veículos, Rufino é um empresário bem-sucedido e fatura, hoje R$ 50 milhões por ano em seu negócio. A convite da Federaminas, ele compartilhou uma mensagem de ânimo para o empreendedor mineiro: "Que com essa campanha a gente consiga contagiar os mineiros, que eles tenham esperança para reconstruir e recomeçar, que depois da pandemia sejamos melhores do que antes, melhores seres humanos, melhores em tudo que nos propusermos a fazer", disse.