CURTAS EDIÇÃO 2420

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 08-07-2020 09:11 | 1141
Foto: Reprodução

PSL
O Diretório Estadual do PSL através de seu presidente Charles Evangelista, deputado federal, nomeou outra diretoria do partido em São Sebastião do Paraíso, e segundo consta, o apresentador de tevê Ademir Santos, candidato a vice-prefeito em Varginha ajudou nessa indicação. Menciona-se que a presidência do PSL em Paraíso ficou com o advogado Rafael Pereira de Souza, o Bananinha. Trocando em miúdos, há quem não concorde com a interferência, e afirme que irá pedir desfiliação.

Confirmação
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na segunda-feira,6 de julho, a segunda morte por Covid-19, no município. De acordo com a administração municipal, o óbito é de um homem de 73 anos que estava internado na Santa Casa da cidade com síndrome respiratória. Ele era considerado caso suspeito, mas teve a confirmação de morte por Covid-19 após o falecimento, através de exame laboratorial. Por outro lado, na cidade até ontem foram 59 casos confirmados da doença.

Galeria
Na sessão extraordinária de segunda-feira-feira, 6 de julho, na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso foi realizado ato solene de colocação do quadro com fotografia do vereador Marcelo Morais, na Galeria dos Presidentes da Casa. Marcelo presidiu o legislativo paraisense no período nos dois primeiros anos deste atual mandato, ou seja, entre 2017/2018. Em um passado recente o ex-vereador José Luiz Corrêa recusou que sua foto fosse colocada, em sua homenagem, foi na legislatura passada.

Reconhecimento
Vários vereadores teceram elogios a secretária municipal de Desenvolvimento Agropecuário que também acumula a pasta de Meio Ambiente em Paraíso. A tônica dos discursos é de que Yara de Lourdes Souza Borges cumpre com seu papel de secretária e que nunca fugiu da raia, mesmo quando ela ou alguns membros de sua equipe foram chamados ao Legislativo para prestarem esclarecimentos.

Exemplificaram
Foram citados exemplos de situações como do aterro sanitário que estava funcionando de forma irregular e também das feiras livres, que há duas semanas recebeu queixas dos feirantes, e ambas as situações foram resolvidas. A lamentação ficou por conta dos secretários que foram chamados e não compareceram.

Pré-campanha
Mesmo com o comunicado do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, publicado na sexta-feira,3, informando que, em razão da emenda constitucional que adiou as Eleições Municipais 2020, todos os prazos eleitorais previstos para o mês de julho serão prorrogados em 42 dias – proporcionalmente ao adiamento da votação, a pré-campanha eleitoral já começou. Pelo menos nas redes sociais já existem pré-candidatos se apresentando e já anunciando a pré-disposição de concorrer no pleito em novembro.

Renovados
A Libertas Faculdade Integradas teve a renovação do reconhecimento de três cursos, por ela oferecidos. Foram listados os cursos de Administração com 70 vagas, Ciências Contábeis, 62, e Direito, 90. O documento é assinado pelo secretário de regulação e supervisão da educação superior, Ricardo Braga. Os demais cursos da instituição também seguem regulares junto ao Governo Federal, apenas as datas de validade das documentações são diferentes. Belo trabalho feito pela Fundação, e por diretores que têm colocado a Libertas em merecido lugar de destaque.

Recanto Feliz
Na semana passada foi realizada mais uma reunião entre representantes da Prefeitura, da Câmara e do Condomínio de Chácaras Recanto Feliz. A iniciativa visa regularizar a situação do empreendimento que foi comercializado sem que fosse implementada a devida infraestrutura, contrariando a legislação municipal. No ano passado, foi sancionada lei municipal para dar oportunidade de regularização às construções e loteamentos irregulares construídos antes de 2016, baseando-se em uma lei federal. A Prefeitura segue a Lei do Parcelamento do Solo que, entre outros itens, determina que loteamentos sejam aprovados pelo município, que é o gestor da área urbana e do que pode ou não estar no zoneamento.

Benefícios
No caso do Recanto Feliz, os empreendedores vão entrar com um projeto na Prefeitura para regularizar as áreas e, posteriormente, conseguirem benefícios para o local, entre eles o registro dos imóveis aos proprietários e a instalação da iluminação, já que um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado entre as Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (Cemig) e o Ministério Público, inviabilizando a instalação de energia elétrica por conta desta irregularidade. Também na reunião foi sugerido o envio de um ofício à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para que ela se manifeste se tem interesse em instalar a captação de água e esgoto no local.

Inconcebível
É inconcebível que 14 anos depois de adquirirem seus lotes, completam-se neste mês, proprietários e moradores no Recanto Feliz ainda enfrentem muitos problemas por falta de energia elétrica, água e esgoto, conforme periodicamente tem denunciado o Jornal do Sudoeste.