SÃO TOMÁS DE AQUINO

Thomaz D"Aquino, um modelo de paciência, mansidão e alegria espiritual

NO MÊS DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE HOMENAGEM AO PADROEIRO E AQUINENSES
Por: Selma Braia | Categoria: Cidades | 15-07-2020 04:36 | 764
Foto: Reprodução

Filho de Conde Landulfo D"Aquino, nasceu Thomaz em 1225, no castelo de Roccasecca, perto da cidade de D"Aquino e do célebre mosteiro beneditino Monte Cassino, onde com cinco anos de idade principiou os estudos. Mais tarde, a Universidade de Nápoles em 1243, bem contra gosto da família pediu admissão na Ordem de São Domingos. Isto é Dominicanos. Sábio e mestre, talvez fosse pela grande inclinação ao estudo que entrou na Ordem de São Domingos, Ordem que tão admiravelmente une a ciência com o serviço de Deus. Passou a comentar as obras de Aristóteles, adquirindo com isso grande fama. Tentou edificar um sistema que reconciliasse a filosofia aristotélica com a teologia católica. Honras e dignidades que repetidas vezes lhe foram oferecidas, Santo Thomaz recusou-as todas a fim de poder dedicar-se exclusivamente à ciência.

Sua fama de mestre de primeira ordem era igual na Itália, França, e Alemanha. Thomaz D"Aquino não só foi teólogo e filósofo, mas também santo. Foi ele mesmo que confessou ter aprendido muito mais ajoelhado ao pé do crucifixo, que quando curvado sobre os livros. Era tido como modelo de paciência, mansidão e alegria espiritual. A obra em que Santo Thomaz depositou a riqueza e vastidão do seu saber é a "Summa Theológica".

Em 1273 estava Thomaz em Nápoles a escrever a última parte da Summa Theológica, quando Deus o distinguiu com uma visão. Depois desta visão lhe sobreveio um tédio que não se animou a completar a obra. Em comparação ao que tinha visto em Deus, todas as suas obras se afiguravam mesquinhas e de nenhum valor. Convidado pelo Papa Gregório X para tomar parte do II Concílio de Lion, morreu em viagem, na Abadia dos Cistercienses em Fossanova dia 7 de março de 1274. A morte do grande mestre encheu o mundo cristão de luto. Sua canonização efetuada em 1323 por João XXII e a elevação a honra de Doutor da Igreja em 1567 por Paulo V.

Os restos mortais do grande Santo descasam em Toulouse. Permaneceu como legado para a humanidade seu sistema filosófico como base do ensinamento católico até hoje.

Jornal de aniversário Julho de 2000