SÃO TOMÁS DE AQUINO

Glamour da pequena São Tomás de Aquino Mineiridade e Hospitalidade

Por: Selma Braia | Categoria: Cidades | 15-07-2020 04:41 | 460
Marta Vitor de Pádua Pires
Marta Vitor de Pádua Pires Foto: Reprodução

Sim, hospitalidade é a marca de nossa querida São Tomás de Aquino, acolhendo a todos que aqui chegam, com carinho. Revolvendo as lembranças, lembro-me de quando conheci São Tomás, a vi com os olhos do coração.

Agora, residindo aqui, posso afirmar com integridade como é bom estar aqui, ouvir o vento assobiando pelos telhados e os cantos dos pássaros todas as manhãs.

E assim, vivendo e convivendo entre os aquinenses, me sinto uma aquinense de coração, e como aquinense de coração desenvolvo com muito amor, alguns trabalhos na comunidade. Como educadora, me sinto realizada, mas sei da necessidade da continuidade de um trabalho árduo em prol de nossos jovens e crianças que serão futuramente, os dirigentes de nossa comunidade.

Mas, num mundo conturbado que vivemos hoje, cheio de vícios, de valores adormecidos, consumismos desnecessários,  ódio, desavenças, individualismo, numa louca busca de coisas... coisas... todos  querendo encontrar algo. Sabemos que é a busca da  felicidade, do bem estar.

É nesta busca de algo dos nossos jovens e crianças, que está  minha função de educadora e mãe, e de todos os educadores e pais, encaminhá-los a viverem  em  perfeita harmonia com as leis cósmicas, que regem o Universo inteiro e a vida de cada um de nós.

Como viver estas leis cósmicas? É viver em harmonia com a verdade, a justiça, a honestidade, o amor, a bondade a fraternidade universal, sabendo que para vivê-las exige sofrimentos e sacrifícios, renúncia  a prazeres imediatos, mas aqui é que está a chave da sabedoria, do viver bem, do viver em paz, consigo e com o próximo, de ser feliz. Portanto, sinto uma necessidade intensa de continuar a  despertar em nossos jovens e crianças estas potencialidades e valores dormentes que os encaminharão para o bem e para a paz que tanto buscamos nos dias de hoje.

Mas, ressalto com veemência, dando  graças a São Tomás de Aquino, nosso protetor, que nossos jovens aquinenses são bons e autênticos pois, sempre ouvimos elogios verdadeiros de suas atuações e vivências em outras localidades. Isto é muito gratificante e salutar a todos nós, familiares e educadores.

Se sentimos felizes hoje com a educação de nossos cidadãos aquinenses, foi porque "educadores exímios" deixaram marcas resistentes que ficaram e ficarão impregnadas em cada geração aquinense. Portanto rendamos homenagens sinceras a todos  educadores aquinenses que já se foram  para o aconchego de Deus, e a todos que aqui se encontram aposentados e ativos. Obrigada a todos, Deus é a recompensa.

E, continuando minha caminhada  como leonina e educadora, quero partilhar no desenvolvimento e engrandecimento em todos os setores de nossa querida São Tomás de Aquino, valorizando e cultuando sua cultura, seu glamour "ser hospitaleira", desejado muita paz e prosperidade. Que façamos dos jovens de hoje, autênticos cidadãos e sábios dirigentes do amanhã.

Jornal de aniversário.
Julho de 2000