Sebastião Pimenta Filho
Vivemos sempre em mutações desde que o ser humano surgiu na face da terra, qualquer canto do mundo vive se modificando. Nossa vida é uma transformação constante, desde o nascimento à morte. Com as cidades acontece o mesmo. Como não temos condições de prever o futuro - na história não existe presente, tão pouco amanhã - nos fixamos no passado, que é um assunto nostálgico e mostra como era Paraíso e seus espaços urbanos que já sofreram e continuam a sofrer mutações para serem apreciadas pelas gerações que sucedem. Ou seja, a nostalgia nada mais é que uma janela aberta para a história.
Abrimos amostras de fotos com o edifício da Prefeitura Municipal, onde hoje abriga o Edifício Colinas, na rua Doutor Placidino Brigagão "antiga Rua Barão". A segunda foto mostra o salão nobre da Prefeitura, deste mesmo prédio onde tive a oportunidade de conhecer na época e, finalmente a terceira foto, mostra a festa de posse do senhor José Honório Vieira Junior, no dia 4 do mês de julho de 1933, nomeado pelo governador Dr. Olegário Maciel.
Conheci o prefeito José Honório, nós o chamávamos de Juca Honório, pois ele foi casado em primeiras núpcias com a tia de minha mãe, chamada Augusta Resende Vieira.
Quando o prefeito era nomeado, ele não tinha muitos compromissos a cumprir, haja vista que não existiam as ditas promessas de campanha. Mas sua administração deixou ações que ainda estão à vista de todos, como o primeiro jardim da Praça Comendador José Honório, e o antigo coreto.
Sebastião Pimenta Filho - membro da Academia Paraisense de Cultura