EMPREGOS

Pandemia ainda impacta geração de empregos em Paraíso e região

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 01-08-2020 17:27 | 351
A indústria foi o setor que mais gerou vagas de empregos em Paraíso no mês de junho
A indústria foi o setor que mais gerou vagas de empregos em Paraíso no mês de junho Foto: Divulgação

São Sebastião do Paraíso continua sentindo os efeitos da pandemia do novo coronavírus influenciando no mercado de trabalho nos últimos quatro meses. A cidade está entre os dois dos 10 municípios da região pesquisados pelo Jornal do Sudoeste que em junho apresentaram saldo negativo na geração de vagas. Os números referentes ao último mês do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) em todo o Brasil foram apresentados nesta semana e mostram uma forte reação do mercado de trabalho no país, com crescimento expressivo de admissões e diminuição das demissões, na comparação com o mês de maio.

Conforme levantamento do Novo Caged em junho foram 895.460 contratações e 906.444 desligamentos, resultando em um total ainda negativo de 10.984 vagas, em todo o Brasil. Em abril o saldo havia sido negativo em cerca de 900 mil postos e durante maio também negativo em aproximadamente 350 mil. Mesmo havendo perdas o volume foi bem menor no último mês, o que leva a uma expectativa boa em relação a julho quando o país poderá alcançar um saldo positivo, devido à melhora expressiva da economia.

O otimismo se dá pela análise dos números que aponta ter havido crescimento de 24% nas admissões em relação a maio. Durante a entrevista coletiva de imprensa, o contador em tempo real do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) ultrapassou o significativo número de 15 milhões de acordos entre empregadores e empregados, para preservação dos postos de trabalho no país. O setor da agricultura foi o grande destaque do mês de junho, com um saldo positivo de 36.836 vagas, puxado pelo cultivo de café, laranja, soja e açúcar. A construção civil também fechou o mês positivamente, em 17.270 postos.

Local e regional
Os números referentes aos municípios da região também refletem a recuperação na geração de vagas de trabalho nas 10 cidades pesquisadas pela reportagem. Apenas São Sebastião do Paraíso e Pratápolis apresentaram saldo negativo para o período, mas mesmo assim tiveram resultados melhores que os meses anteriores onde o saldo negativo foi muito maior. Paraíso fechou com -11 e Pratápolis -2. Nas demais cidades a quantidade de admissões foram superiores aos dos desligamentos, como pode ser conferido no quadro em anexo.

Ainda de Paraíso o saldo das admissões totalizam 336 e os desligamentos 347. O Novo Caged voltou a disponibilizar a de junho o aplicativo que possibilita calcular por setor o quanto cada área registrou na contabilidade geral. De junho em Paraíso, apenas o setor agropecuário apresentou saldo positivo com 56 vagas, com 89 admissões e 33 desligamentos. Os demais setores como comércio, construção, indústria e serviços tiveram indicadores negativos. A indústria foi a área que mais admitiu (99) e a que mais desligou (121) trabalhadores. Os detalhes também encontram-se na tabela em anexo.

Na região Passos teve saldo de 359 vagas geradas enquanto que Guaxupé teve 26. Em São Tomás de Aquino o saldo foi 7, Cássia (3), Jacuí (71) e Itamogi (6). Em Minas Gerais foram registradas 99.430 admissões, 97.635 desligamentos e que gerou um saldo de 1.795 vagas geradas em junho.